
“Não é a orientação sexual que representa um risco”: a linha entre o alerta e o estigmatização
Por que motivo as pessoas LGBT continuam a ver-se associadas à disseminação de doenças virais? A heteronormatividade poderá ser a causa destes estigmas?
Por que motivo as pessoas LGBT continuam a ver-se associadas à disseminação de doenças virais? A heteronormatividade poderá ser a causa destes estigmas?
Pri é o responsável pela criação do sistema de linguagem neutra e inclusiva ILE, que resultou de sete anos de pesquisa e um trabalho conjunto com linguistas. Acredita na linguagem como um ponto de partida para a revolução para uma sociedade mais justa.
Há três meses, Paulo Vaz foi mais um homem trans para as estatísticas, no país que mais mata pessoas trans.
Sheryl Sandberg, a número 2 da Meta (ex-Facebook) e braço-direito de Zuckerberg, anunciou que vai deixar a liderança da empresa, mantendo-se apenas no conselho de administração. Sandberg tornou o Facebook lucrativo e foi a cara de muito do lobby que a empresa fez ao longo dos anos, assim como de inúmeros escândalos.
Adam Tooze, um dos mais conceituados historiadores económicos da actualidade, em entrevista sobre o papel das cripto no mundo, a garantia da moeda fiduciária e o futuro da política da moeda.
Numa altura em que a igualdade de género é tão debatida, surgem inevitavelmente questões de interessante discussão. Terá a guerra vindo provocar um retrocesso? Há abertura para a igualdade de género nos exércitos e nas guerras?
Onde começa o trabalho e acaba o lazer? E o que ganhamos ou perdemos nesta difusão? Silvio Lorusso, artista, escritor e designer, doutorado em Ciências do Design, e com uma ligação recente a Portugal onde é vice-director do Center for Other Worlds da Universidade Lusófona de Lisboa, reflecte sobre tudo isto tendo como ponto de partida intersecção entre o tecnológico e social e a sua visão enquanto designer.
No meio de um relativo vazio programático foram apresentados os habituais diagnósticos estruturais da nação. No entanto, estes chavões tendem a ser uma constante repetição dos desafios históricos da sociedade portuguesa, e acabam por dificultar o nosso entendimento das mudanças a acontecer debaixo dos nossos pés.
Refastelada no sofá, aperto o botão do play para dar uma oportunidade à primeira temporada de Next in Fashion, programa norte-americano dedicado à competição de
As consequências da guerra na Ucrânia vão além fronteiras. As sanções contra a Rússia continuam a aumentar e o número de refugiados já ultrapassa os cinco milhões. Na União Europeia, o reforço das políticas de defesa e a diversificação das fontes de energia parecem tornar-se uma prioridade.
O actual modelo de desenvolvimento urbano tem-se mostrado insustentável do ponto de vista social, ambiental e económico.
“Caminhar sem destino, um ócio sem referência, está caído em desgraça; mas novas formas, contemporâneas, de abalar o mercantilismo urbano desenvolveram-se. / Fumar erva é uma delas.”
“Mas isto também não significa que a literatura se desvanece completamente. É no momento extremo, no momento de tragédia, no momento de ameaça que a literatura provém dentro de nós, pois todas as histórias e livros que lemos explicam-nos o mundo em nosso redor.”
Pensar em grupos de fãs, hoje, no universo pop, pressupõe olhar para os grupos com maior destaque nos Tops e Prémios a nível internacional, a sua presença em spots publicitários e, claro, nas manifestações que recebem dos seus fãs. E é aí que surge o ARMY, grupo de fãs do grupo de K-Pop BTS.
Ainda que complexa do ponto de vista geográfico, político e histórico, a guerra na Ucrânia fez-nos reassentar os pés na terra e olhar de uma
A arte, como diz o artista Tiago Aires Lêdo, tem qualquer coisa de premonitória, aponta a direção para onde a sociedade caminha. E o ideal é que essa direção nos leve a um lugar de cada vez mais inclusão.
Isolada da comunidade internacional, a Rússia tende a acelerar a sua estratégia para atingir a autonomia tecnológica.
“Na consulta, mostrei a tomografia ao reumatologista, que me disse que o que aparece não é significativo para a sintomatologia que apresento. De seguida, tocou em vários pontos do meu corpo e, de acordo com o relatório que ele escreveu, apresentei dor em 15 dos 18 pontos, tenho fibromialgia. É assim que ainda se faz o diagnóstico desta síndrome.”
Steven Donziger enfrentou a Chevron no Equador e ganhou uma das maiores indemnizações por danos ambientais da história da humanidade. A gigante petrolífera recusou-se a pagar, e a recompensa de Donziger foi uma campanha judicial corporativa contra si. Esta é a história de um dos mais flagrantes exemplos de corrupção institucional por empresas poluidoras.
O “fim da história” foi anunciado no momento em que deixamos de ter bombas nucleares a pairar ameaçadoramente sobre as nossas cabeças. Quando parecia ter-se
Por muita informação que consigamos recolher e relacionar, é difícil, se não impossível, percebermos ao ritmo exigido pelo presente um conflito desta magnitude e complexidade
Em 1989, na sequência da queda do muro de Berlim, Francis Fukuyama proclamava o fim da história. Perante a desagregação do regime soviético e do
Tal como aconteceu na televisão por estes dias, antes de se questionar e escrutinar os comunicados policiais e os diagnósticos de especialistas, optou-se por mergulhar de cabeça nos cenários mais aterradores e só depois se foi desmantelando gradualmente, pela força dos factos, a densa teia de especulações e frases grandiloquentes.
A partir do contexto eleitoral pelo qual Portugal acabou de passar, João Gabriel Ribeiro reflete sobre política, hiper-informação e transparência.
Publicamos a introdução do livro A Liberdade de Futuros, da autoria de Jorge Pinto, recentemente editado pela Tinta da China. Jorge Pinto é licenciado em
First. Alfa. Delta. Omnicron. Uma das frases mais citadas, de Ortega y Gasset, poderia ser aplicada ao vírus Sars-CoV-2. Um vírus é o vírus e
O site para inscrição no Voto Antecipado mostrou-se pouco confiável no que toca à proteção de dados.