Procurar
Close this search box.

Social

Vista geral da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas COP28 na Expo City Dubai, em 12 de dezembro de 2023, no Dubai, Emirados Árabes Unidos. (Fotografia de COP28 / Christopher Pike)

COP28: A Megalomania nunca será sustentável

Catarina Gonçalves esteve pelo 2.º ano consecutivo na COP, o maior evento dedicado ao clima a nível mundial. Desde que voltou, não pára de pensar no que viu e ouviu.

Imagem do microbioma oral de um humano

Para onde foi o microbioma do cancro?

Um artigo científico publicado em 2020 prometia revolucionar o diagnóstico de cancro. Quando outras equipas não obtiveram os mesmos resultados, foram lançadas dúvidas sobre a investigação e sobre a empresa que se fundou inspirada nas conclusões.

ChatControl: como a encriptação pode estar em risco na UE… e não só

A Comissão Europeia quer que aplicações como o WhatsApp ou o Signal deixem de oferecer mensagens encriptadas, permitindo que terceiros possam ler os conteúdos das conversas. O objectivo é prevernir o abuso sexual infantil, mas podem ser as crianças a ficarem também mais expostas se os chats passarem a ser controlados. Especialistas em privacidade e direitos digitais opõem-se à proposta europeia.

Status, um glossário possível

Práticas culturais absolutamente arbitrárias parecem suceder-se em catadupa — poderá isso estar relacionado com status?

Para quem estão desenhadas as cidades

Está provado que a vida na cidade não é igual para todas as pessoas que nela habitam. Mas para quem estão, afinal, desenhadas as cidades? Cidadãs, académicas e ativistas respondem.

Função-objectivo: entre a técnica e a falta de imaginação

Nas áreas cheias de Matemática, como Engenharia e Economia, uma função-objectivo dá-nos a relação entre as variáveis de interesse num determinado modelo de um problema e o nosso sucesso a resolvê-lo — isto é, quais os valores dos parâmetros considerados que nos permitem chegar a um certo objectivo.

Vincent Bevins: “o Norte Global tem uma tendência de criar uma narrativa de ‘ou estás connosco ou estás contra nós'”

O documentário “O Acto de Matar”, de Joshua Oppenheimer, nomeado para um Oscar em 2013, mostrou ao Norte Global as práticas dos esquadrões de morte indonésios nesse período, em que o Estado massacrou — com o apoio dos Estados Unidos — mais de um milhão de Indonésios acusados de serem comunistas. O Método de Jacarta”  (Temas e Debates), primeiro livro do jornalista Vincent Bevins, lançado em 2020, é uma análise histórica desses acontecimentos.

Phantasmagoria hacker – Breves notas sobre a classe maldita

Nota inicial de Francisco Nunes para a edição portuguesa de “Um Manifesto Hacker”, livro da autoria de McKenzie Wark recentemente editado pela DeStrauss, com tradução de Francisco Nunes e design de Bruno Inácio.

“E se parássemos de sobreviver?”

No 5º Encontro Com Impacto convidamos o filósofo André Barata para uma conversa ao vivo sobre Capitalismo e Saúde Mental. Uma relação improvável e audaz, resultado de uma forma de ver e estar no mundo sem medo do questionamento e da busca por uma outra forma de vida.

Preenche as informações abaixo para garantires a tua presença no Workshop sobre I.A. e podermos adequar os conteúdos ao público presente.

No decorrer desta atividade, poderão ser captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt