Reportagem

Para quem estão desenhadas as cidades

Está provado que a vida na cidade não é igual para todas as pessoas que nela habitam. Mas para quem estão, afinal, desenhadas as cidades? Cidadãs, académicas e ativistas respondem.

Lágrimas, abraços e celebração. “A vitória do povo brasileiro e da democracia” em imagens

Quando no último domingo, Carolina Valentim saiu de casa de câmara fotográfica ao ombro, não conseguia prever o desfecho daquele dia, mas já tinha uma certeza: seria um momento histórico. Carolina é fotógrafa, natural de Lisboa, e vive há 8 anos em São Paulo. Não é brasileira, mas já sente as dores e as alegrias do Brasil como suas. Publica no Shifter uma fotorreportagem dos “dias mais felizes” da sua vida.

Uma nova Bauhaus é possível? Sim, se nós quisermos

O Festival da Nova Bauhaus Europeia, realizado em Bruxelas entre 9 a 12 de Junho, teve como objectivo celebrar mas também fomentar a discussão em torno da Nova Bauhaus Europeia. Através de impressões e observações recolhidas ao longo da sua primeira edição, contribuímos para um debate sobre a NBE que se quer mais aberto, mais crítico e cada vez mais participado. E que só agora começou.

Montagem com reproduções do vídeo publicado no Twitter de El Salvador.

El Salvador: a legalização da Bitcoin e a fragilização da Democracia

Nayib Bukele, o auto-intitulado ‘dictador mas cool do mundo’, tornou a Bitcoin uma moeda oficial em El Salvador. Os seus planos criam boa imprensa pelo mundo, piscam o olho a investidores internacionais, mas mascaram um regime pouco democrático e pouco claro.

Comissão Europeia propõe medidas para regular a Internet como a conhecemos

A Comissão Europeia publicou duas ambiciosas propostas – o Acto Legislativo dos Mercados Digitais e o Acto Legislativo dos Serviços Digitais – com um objectivo muito claro: conter e controlar as grandes tecnológicas que tomaram conta do mercado digital. Mas o caminho até alguma coisa mudar ainda é longo.

Tecnologia da Google confirma hipótese científica com 50 anos

Para se ter uma ideia da aplicabilidade prática desta descoberta, com este sistema de predição da estrutura de uma proteína é possível que laboratórios de investigação percebam o formato tridimensional das proteínas com diferentes origens com que trabalham, permitindo mais facilmente o desenvolvimento de novas terapêuticas, por exemplo.

revista / 4

Na 4.ª edição da revista Shifter pensamos sobre as cidades. A partir de ensaios, entrevistas e reportagens cobrimos diferentes perspectivas, abordagens e formas de pensar. Sobre as cidades, o urbanismo, e a organização do espaço no geral.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt