
«A maior dificuldade é manter os temas relevantes quando o factor trending desvanece»
Este artigo foi originalmente publicado na 3ª edição da Revista Shifter. Em 1995, Dwight Ozard e Fred Clark cunhavam o termo Slacktivism, pensado para abreviar
Este artigo foi originalmente publicado na 3ª edição da Revista Shifter. Em 1995, Dwight Ozard e Fred Clark cunhavam o termo Slacktivism, pensado para abreviar
Se os NFT são realmente os Readymades de Duchamp invertidos, como o historiador de arte americano David Joselit argumentou num pequeno ensaio muito discutido em Abril de 2021, quem melhor para pedir respostas do que o homem que urinou na Fonte de Duchamp?
Em parceria com o The Crypto Syllabus, publicamos em português a entrevista de Evgeny Morozov e Ekaitz Cancela a Andrés Arauz, ex-ministro do Governo do Equador com vasta experiência e conhecimento sobre bancos centrais, sistemas de pagamento e a sua geopolítica.
Nayib Bukele, o auto-intitulado ‘dictador mas cool do mundo’, tornou a Bitcoin uma moeda oficial em El Salvador. Os seus planos criam boa imprensa pelo mundo, piscam o olho a investidores internacionais, mas mascaram um regime pouco democrático e pouco claro.
Em Junho de 2020, contactei Alexandra Elbakyan para uma conversa extensa que cobre a revolução do Sci-Hub na ciência, práticas de arquivo copy-paste a favor da abolição dos direitos de autor, o Departamento de Justiça dos EUA, a propriedade privada de ciência, discriminação contra mulheres nas Tecnologias de Informação (TI), astrologia e o seu nexo com fluxos de informação, e as tentativas da Elsevier em bloquear o Sci-Hub a nível mundial.
Os Facebook Papers relembram-nos a importância do jornalismo e de denunciantes como Frances Haugen, numa sociedade largamente influenciada por multinacionais tecnológicas.
“Alterar o enquadramento [do que é arte] é um acto social, e um acto que está sempre alicerçado numa realidade histórica e social. Para isso, é preciso de uma interacção entre os seres humanos e as máquinas. Só uma IA Artística Fraca, portanto, pode produzir uma verdadeira novidade.“
Qual é a qualidade da tradução feita atualmente pelos computadores? Para encontrar uma resposta a esta pergunta, coloco a questão a um dos mais avançados sistemas de MT atuais, e introduzo uma das frases mais conhecidas da língua alemã, o início do conto de Kafka “A Metamorfose” (1915).
Em que consistiria esta Wikipédia Universal, e como funcionaria? Como comunicariam estas 300 comunidades com tantas línguas diferentes e onde nem todos falam ou escrevem em mais do que a sua língua nativa?
O digital, tal como é hoje em dia importante para a comunicação em sociedade, deveria ser primordial para as campanhas autárquicas.
Se face ao capitalismo de vigilância podemos, dentro de certos constrangimentos, fazer opções que permitam fugir destes esquemas, no caso da espionagem não existe, em qualquer momento, a possibilidade de escolha.
Caroline Sinders, artista e designer interessada em investigar sobre aprendizagem automática (machine learning) começou um projecto em que procura perceber como as práticas que dão origem a um sistema de Inteligência Artificial podem ser repensadas de uma perspectiva feminista.
Simon Gottschalk, sociólogo e autor do livro The Terminal Self: Everyday Life in Hypermodern Times (2018) falou ao Shifter sobre a hipotética infantilização da sociedade.
‘Out of Line’ é um quadro vivo e épico sobre a importância da infância num mundo opressivo, criado pela produtora portuguesa, Nerd Monkeys.
Em ‘Camming’, o mais recente trabalho de Janaina Leite, o palco são as salas virtuais Zoom e a encenação é um teste aos limites do erotismo.
Este artigo foi publicado na 2ª edição da Revista do Shifter, dedicada à origem do Conhecimento e da chamada Era da Informação.
O Shifter falou com Francisco Soares, mais conhecido como Kiko is Hot, a propósito da sua participação no podcast Movimento Self-Love da The Body Shop Portugal sobre a forma como se refugiou no mundo digital e sobre como a persona online que foi criando ao longo dos anos acabou por influenciar a sua vida no mundo real, a sua auto-estima, vulnerabilidade e as causas que defende.
O Shifter falou com a ativista mais conhecida no meio digital como Uma Africana sobre a forma como usa a sua voz para alertar e gerar mudança, e como o seu percurso de auto-descoberta e auto-estima impactou o trabalho que faz hoje em dia sobre tópicos como o racismo, discriminação e empoderamento.
Colaborações no FermiLab, Laboratório Nacional de Brookhaven e no CERN estudam a física de muões num teste às leis da física ou ao aparecimento de física completamente nova.
A proposta de lei da Comissão Europeia quer regular o uso da tecnologia para que os cidadãos possam ter confiança na utilização de sistemas de Inteligência Artificial e, para isso, estabelece os limites mínimos de cumprimento a que os provedores desta tecnologia devem estar sujeitos.
Catarina Rodrigues, fotógrafa e programadora criativa portuguesa a viver em Londres, treinou um modelo de aprendizagem automática com uma série de mais de 500 fotografias de um dos símbolos maiores do 25 de Abril, o cravo, e outro com outras tantas imagens de edifícios tipicamente portugueses, gerando a partir daí uma série de imagens que ilustram a forma como a máquina vê, processa e recria estes símbolos.
Este artigo tem o apoio da Landing.Jobs. A empresa portuguesa de recrutamento para o mercado tecnológico com operação em vários países, desafiou o Shifter a olhar para o seu relatório e tirar alguns apontamentos e ilações.
A Presidente da Câmara de Barcelona diz que a energia e o tempo empregues no Twitter e nas suas políticas acabam por provocar uma deformação da realidade, sobre-representando as polémicas e os discursos de ódio e promovendo uma percepção cada vez mais negativa da humanidade em geral.
“Um novo Mundo” é o título do primeiro capítulo do ensaio da autoria do jornalista e diretor do Shifter João Gabriel Ribeiro sobre a tecnologia e sobre as palavras e o seu efeito na nossa compreensão do que nos rodeia, que acompanhou o lançamento da edição #2 da Revista do Shifter.
O que são NFTs e porque dividem tantas opiniões? Falámos com quem está activamente a participar na discussão e revimos os principais argumentos.
No dia 5 de Abril de 2010, a Wikileaks fez uma das revelações que se viria a tornar uma das mais sonantes: Collateral Murder. Um vídeo gravado a partir de um dos helicópteros do exército norte-americano.
O programa de aprendizagem, agora traduzido para português, surgiu em 2018 com o intuito de empoderar os cidadãos com conhecimentos sobre inteligência artificial.