O contrário da violência. Registos de uma residência artística na Palestina
No final de maio de 2024, Jule Kurbjeweit viajou até Belém para uma residência artística no vale de Cremisan. Este é o registo do que viveu.
No final de maio de 2024, Jule Kurbjeweit viajou até Belém para uma residência artística no vale de Cremisan. Este é o registo do que viveu.
O seu nome pode não ser o mais sonante, mas a obra que deixa faz de Vera Molnar uma das pintoras dos nossos tempos. Uma vida dedicada à arte e à recusa do nome “artista”, entre a pintura e a ciência.
Neste ensaio pretende-se problematizar o tema da autoria, em particular, questionar a sua natureza intemporal e definitiva. Uma intenção porventura pretensiosa, mas que não é mais do que uma tentativa de dissecar uma questão sem encará-la como um obstáculo a superar.
Falámos com Rui Torres, um dos destacados nomes da investigação e prática de Literatura Electrónica em Portugal, em jeito de antecipação da conversa ao vivo, que vai decorrer nesta quinta-feira, 13 de Outubro, no Goethe-Institut Lisboa.
O Festival INDEX Media Arts decorre em Braga entre os dias 12 a 22 de maio, em vários espaços da cidade e na web. A bienal desenvolve-se nesta edição sob o tema da Superfície. Florian Hecker, People Like Us, Jonathan Uliel Saldanha e Bruno Latour acompanhado de Frédérique Aît-Touati são alguns dos nomes que compõem uma programação de mais de 50 atividades, entre exposições, performances, conversas, workshops e visitas orientadas.
A arte, como diz o artista Tiago Aires Lêdo, tem qualquer coisa de premonitória, aponta a direção para onde a sociedade caminha. E o ideal é que essa direção nos leve a um lugar de cada vez mais inclusão.