A ressureição de Freddie Gibbs: ‘You Only Live 2wice’

Procurar
Close this search box.
freddie gibbs

A ressureição de Freddie Gibbs: ‘You Only Live 2wice’

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Uma segunda vida para o rapper de Indiana.

Freddie Gibbs está de volta com o álbum You Only Live 2wice. O terceiro disco a solo do rapper de Indiana saiu no passado dia 31 de Março e teve direito a dois singles, “Crushed Glass” e “Alexys”. You Only Live 2wice apresenta-se como uma espécie de ensaio sobre os recentes acontecimentos na vida de Kane. É um curto desabafo, porém poderoso, materializado sob a forma de um disco, composto por 8 faixas.

A capa do disco mostra o rapper no lugar do messias, numa clara alusão à ressurreição de Cristo após ser crucificado, como analogia para o retorno de Freddie Gibbs com este novo trabalho. O título do disco pode ser interpretado como uma morte simbólica pela qual o artista passou, marcando esta fase como um novo começo. Mediante um tom de reflexão, este disco transforma-se num confessionário onde se faz uma retrospectiva ao passado do artista, à sua relação com a cocaína e ao período em que esteve na prisão, numa tentativa de exorcizar os demónios, neste renascer das cinzas.

Em Junho do ano passado, durante a tour europeia o rapper foi acusado de violação e acabou por ser detido na Áustria, falhando várias datas, incluindo a passagem pelo nosso país. As acusações caíram alguns meses depois tendo sido libertado em Setembro.

I just beat a rape case, groupie bitch I never fucked
Tried to give me ten for some pussy that I never touched
At a certain level, system tried to test a nigga’s nuts
Nigga hire like eleven lawyers, had to level up, yeah

You Only Live 2wice não apresenta convidados, sendo a voz de Gibbs a única presente do início ao fim do projecto. Na produção, destaque para os canadianos Kaytranada e BADBADNOTGOOD, responsáveis pelas faixa “Alexys”. Speakerbomb, Teddy Walton e Aaron Bow são alguns dos outros produtores presentes no álbum.

Tracklist:

1 – “20 Karat Jesus”
2 – “Alexys”
3 – “Crushed Glass”
4 – “Dear Maria”
5 – “Amnesia”
6 – “Andrea”
7 – “Phone Lit”
8 – “Homesick”

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt