Sociedade

Xullaji: “A comunidade negra foi sempre presença incómoda em Lisboa”

Xullaji é um nome incontornável no panorama do hip-hop português. Mas o seu trabalho e a sua influência vão muito além das fronteiras do género; com uma consciência política aguçada e uma curiosidade ávida, falou com o Shifter sobre o seu percurso e as suas mais recentes reflexões em torno dos algoritmos que inspiram trabalhos como Templo de Sílica.

Na imagem temos uma composição gráfica onde se vê a sombra de uma arma em punho, do lado direito, apontada para uma mão que aparenta pedir ajuda, do lado esquerdo. Projectado nessa sombra vemos frases de cartazes, entre as quais se consegue ler "porque voltar para casa tem de ser um privilégio?". Esta composição tem elementos deformados, pixelizados, criando a ideia de algo ser 'mediado' por tecnologia, aquil que acontece com os algoritmos preditivos abordados no texto.

A prevenção do pior cenário na violência doméstica: I get by with a little help from AI?

O femicídio ou homicídio de vítimas de violência doméstica quando já decorria uma investigação criminal denota uma grande falha dos sistemas de avaliação de risco, que deveriam ser a base da intervenção dos órgãos de polícia criminal face à denúncia deste tipo de condutas violentas, que se sabe terem tendência a escalar quando ocorre a denúncia da situação pela vítima.

Na imagem vemos um plano aproximado de um homem com um globo azul entre as duas mãos. Um olhar atento permite-nos perceber esse homem é Elon Musk, apesar de não aparecer a sua face completa.

O vício colectivo que deixou o mundo nas mãos de Musk

A história do Twitter, agora X, e da dificuldade em abandonarmos colectivamente a plataforma é mais do que uma história sobre tecnologia, é uma história sobre capitalismo, os limites da democracia e os trunfos do populismo.

Cartaz 'Portugal não é um país pequeno: superfícies do império colonial português comparadas com as dos principais países da europa' / O cartaz teve origem na Exposição Colonial de 1934, e é um cartaz que projecta a dimensão colonial português no território europeu de modo a comparar a sua dimensão. O mapa é visivelmente antigo, os territórios estão ilustrados a amarelo e a área correspondente À dimensão colonial portuguesa está ilustrada a vermelho.

De volta à “raça”: usos da história e memória do colonialismo nas redes sociais

“O problema aqui não é historiográfico ou circunscrito aos discursos públicos que versam sobre a história e memória colectiva. É uma janela a partir da qual nos podemos interrogar sobre o sentido destes debates na contemporaneidade.” José Pedro Monteiro, historiador, explora neste ensaio como questões do passado colonial português reverberam e se reconfiguram na atualidade.

Notas sobre logótipos, design, política e função

Se o design tem efetivamente um papel político, na polémica em torno do logótipo do Governo/República foi usado como arma de arremesso. Com isso, perdeu-se uma excelente oportunidade para reflectir sobre design no espaço público.

Os grandes modelos de linguagem, automação e trabalhos de merda

A proposta deste texto é simples, e é, na verdade, a de não propor nada. Trata-se de pensar sobre possibilidade e de iniciar uma discussão que parece estar a ser constantemente adiada há quase um século, pelo menos desde as previsões de 1930 de Keynes.

Status, um glossário possível

Práticas culturais absolutamente arbitrárias parecem suceder-se em catadupa — poderá isso estar relacionado com status?

Elas são três irmãs e voam com destino ao sucesso

“As Três Irmãs”, peça vencedora do Prémio Amélia Rey Colaço TNDM II, chega a cena pelas mãos de Tita Maravilha. Mostra-nos como celebrar “a individualidade dentro do coletivo”.

“E se parássemos de sobreviver?”

No 5º Encontro Com Impacto convidamos o filósofo André Barata para uma conversa ao vivo sobre Capitalismo e Saúde Mental. Uma relação improvável e audaz, resultado de uma forma de ver e estar no mundo sem medo do questionamento e da busca por uma outra forma de vida.

Lágrimas, abraços e celebração. “A vitória do povo brasileiro e da democracia” em imagens

Quando no último domingo, Carolina Valentim saiu de casa de câmara fotográfica ao ombro, não conseguia prever o desfecho daquele dia, mas já tinha uma certeza: seria um momento histórico. Carolina é fotógrafa, natural de Lisboa, e vive há 8 anos em São Paulo. Não é brasileira, mas já sente as dores e as alegrias do Brasil como suas. Publica no Shifter uma fotorreportagem dos “dias mais felizes” da sua vida.

Ilustração/Républica de Airbnbs

Da Troika à República dos Airbnbs

No meio de um relativo vazio programático foram apresentados os habituais diagnósticos estruturais da nação. No entanto, estes chavões tendem a ser uma constante repetição dos desafios históricos da sociedade portuguesa, e acabam por dificultar o nosso entendimento das mudanças a acontecer debaixo dos nossos pés.

Tenho dores violentas e constantes

“Na consulta, mostrei a tomografia ao reumatologista, que me disse que o que aparece não é significativo para a sintomatologia que apresento. De seguida, tocou em vários pontos do meu corpo e, de acordo com o relatório que ele escreveu, apresentei dor em 15 dos 18 pontos, tenho fibromialgia. É assim que ainda se faz o diagnóstico desta síndrome.”