Radar

Presa por pintar, Zehra Doğan continuou na prisão a ilustrar a resistência curda

Sobre Zehra recaíram as acusações de “propaganda terrorista” por posts nas redes sociais, o seu trabalho jornalístico e as suas pinturas. A sua obra durante os tempos de prisão conta uma história de resistência e superação, não só concretamente ilustradas nas figuras que marcam os objectos, mas também implícita na forma como o fez.

Chile terá nova constituição e Bolívia novo Governo socialista

A votação em que participaram cerca de 50% dos eleitores activos chilenos expressa assim institucionalmente a vontade de mudança de um país que desde meio do ano passado se tem feito sentir nas ruas das grandes cidades. Já na semana passada, na Bolívia, o MAS, agora liderado por Luís Arce conquistou um surpreendente resultado eleitoral.

© Grzegorz Żukowski / Manifestantes seguram um cartaz que diz “ódio” (esquerda), “o bem irá prevalecer” (direita), durante um protesto solidário para com os manifestantes LGBT+ detidos e contra a homofobia em Varsóvia, depois dos acontecimentos em Varsóvia do dia anterior, em que a polícia prendeu a ativista LGBT+ Margot e deteve mais umas dezenas de pessoas. 8 de agosto de 2020, Varsóvia

Um grito mudo: a luta LGBTQI+ na Polónia por igualdade e direitos humanos

Os direitos LGBTQI+ estão a ser ameaçados num dos países da União Europeia mas pouco se fala sobre isso. Nesta reportagem contamos-te parte do que realmente se passa num dos países com liderança mais controversa dos 27, com entrevistas e relatos de activistas locais e outros intervenientes.

Tailândia: estudantes desafiam monarquia e exigem mudanças num momento histórico

Dissolução do Parlamento, alterações na Constituição e fim do assédio e abuso por parte da polícia são os três pontos mais importantes que mobilizam milhares de pessoas em Banguecoque, na Tailândia. No meio das reivindicações, não temem criticar a monarquia, mesmo sabendo que incorrem num crime punível até 15 anos de prisão.

Uma vacina DIY e de licença aberta? Um grupo de cientistas está a testar

Um grupo de cientistas ligados em rede está tentar desenvolver, sem aprovação da FDA – o homólogo do Infarmed nos EUA – uma vacina que possa ser desenvolvida em casa por qualquer pessoa com conhecimentos laboratoriais básicos. Para o efeito, todo o conhecimento, e a fórmula final, são partilhados recorrendo a licenças abertas, as famosas Creative Commons.

Zimbábue reprime protestos e população avisa: “Queremos um país onde tenhamos cuidados de saúde, salários e direitos humanos”

À medida que a repressão se vai intensificando, os zimbabuanos exigem melhores condições de vida. O país anunciou ainda que vai pagar 3,5 mil milhões de dólares a agricultores brancos num acordo que se diz histórico, mas o Governo já confirmou que, devido ao declínio da economia, não possui a quantia estipulada no acordo.

Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt