Neste workshop, promovido pelo João G. Ribeiro, editor do Shifter, queremos mergulhar na Inteligência Artificial para além das manchetes e dos headlines virais.
Com uma contextualização da história e evolução desta tecnologia, ajudaremos a compreender o que é a Inteligência Artificial, como funciona e como se contextualiza no espectro das “inteligências”. Para além disso, e com recurso a exemplos práticos, iremos analisar criticamente o impacto desta tecnologia nas nossas vidas, sociedades e empregos, percebendo como podemos tirar o melhor dela sem abdicar das competências e virtudes humanas.
Ao longo de duas horas, o workshop permitirá percorrer os modelos computacionais, das ideias de Alan Turing e das promessas de replicar a Inteligência Humana no século passado, até aos grandes modelos de linguagem e às aplicações de que hoje tanto ouvimos falar, como o ChatGPT ou o Bard. Com uma componente expositiva e outra aberta ao debate e à troca de ideias, este é um workshop para treinar o pensamento e o espírito crítico perante uma tecnologia que todos os dias nos é vendida como a melhor ou a pior coisa da Humanidade.
Este workshop é direcionado a qualquer pessoa que queira perceber melhor a Inteligência Artificial, não sendo necessários conhecimentos específicos à partida, apenas curiosidade e espírito aberto para novos conhecimentos.
A atividade terá lugar no dia 16 de março, com início às 15h00, na Biblioteca de Alcântara.
Para garantir a tua presença no workshop, regista-te aqui. Se não puderes estar presente, o evento será transmitido no canal de Youtube BLX – Bibliotecas de Lisboa.