O que são 7 anos de Shifter?

Procurar
Close this search box.

O que são 7 anos de Shifter?

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Fazemos 7 anos. 7 anos de informação, reflexão e inspiração. 7 anos de dezenas de colaborações. 7 anos de aprendizagem. 7 anos de superação. 7 anos desde que começámos o Shifter, desde que começámos este compromisso para contigo que nos lês.

Este aniversário tem um sabor diferente – tal como todo este 2020. Não sabemos se vamos estar cá em 2021, pois o dinheiro que temos e que prevemos ter não é suficiente para continuarmos este projecto editorial. Contudo, mais do que para o futuro, hoje olhamos para o presente e passado do Shifter, numa celebração destes 7 anos de vida.

Como já dissemos, no Shifter encaramos cada dia como se fosse o primeiro e o último, dando o máximo e o melhor, mas há datas que devemos mesmo celebrar. Fazemos 7 anos. 7 anos de informação, reflexão e inspiração. 7 anos de dezenas de colaborações. 7 anos de aprendizagem. 7 anos de superação. 7 anos desde que começámos o Shifter, desde que começámos este compromisso para contigo que nos lês.

O que são 7 anos? Neste artigo, partilhamos alguns dados que definem e quantificam a vida do Shifter até aqui.

Quanto pesa ter 7 anos?

Aos 7 anos já sentimos algum peso de idade. Não temos rugas nem cabelos brancos mas o nosso site não é tão levezinho quanto costumava ser. São mais de 40 GB de informação, inspiração e reflexão ao longo de 7 anos de existência; está aqui muito trabalho, muitas noitadas, muitas horas não pagas.

No Shifter já andámos mais atrás do tempo. Cada vez mais preferimos a profundidade da leitura à velocidade da informação, e temos relaxado na produção de conteúdo para que cada peça que entregamos valha o nosso investimento a produzir e o teu investimento a ler!

Os conteúdos mais vistos no Shifter são os que menos valor editorial têm para nós – a inteligência artificial não é inteligente e os algoritmos não valorizam a qualidade. Ficamos muito satisfeitos por saber que o nosso público valoriza cada vez mais os artigos com profundidade, como os nossos ensaios, entrevistas e reportagens – seja no nosso site, seja nas 54 páginas dos 200 exemplares da primeira edição – esgotada – da nossa revista. Uma curiosidade: o artigo mais visto de sempre no nosso site é a nossa Página Inicial com quase um mil milhões de visitas.

Quantas pessoas são 7 anos?

Recebemos este comentário com regularidade: “mas vocês são só três?!”. É verdade, somos três a trabalhar a tempo inteiro no Shifter mas ao longo destes 7 anos recebemos mais de 100 colaboradores no Shifter, entre redactores, cronistas, ilustradores, programadores – pessoas que quiseram ajudar este projecto por acreditarem no seu valor público.

Actualmente, cerca de 3 pessoas trabalham a tempo inteiro no Shifter, procurando continuar o legado que foi sendo construído ao longo dos 7 anos. Conhece-os em baixo:

A eles juntam-se cerca de 20 colaboradores voluntários que continuam a investir tempo e talento no Shifter. Queres conhecer melhor algumas destas pessoas? Percorre a galeria em baixo:

Quem lê o Shifter?

Não vos conhecemos a todos. Conhecemos melhor quem está na nossa Comunidade do Patreon e Discord mas, ainda assim, temos uma ideia de quem vocês são. Curioso por saber também? Ora aqui vai:

Tens uma história interessante com ou sobre o Shifter? Deixa-a neste formulário, em anónimo, que teremos todo o gosto em conhecê-la e quiçá em partilhá-la também com a nossa audiência.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt