Aprofundado

Disco Elysium e o colectivo ZA/UM que conquistou o gaming mas acabou conquistado

Prémios, entrevistas, um estúdio em expansão… Os fãs celebravam a grande vitória da criatividade sobre a incessante repetitividade de franchises e o fetichismo do realismo, e os criadores agradeciam publicamente a Marx e Engels na recepção dos Video Game Awards. Mas, como diz a frase tornada célebre pelo antropólogo russo Alexei Yurchak, “tudo era para sempre, até não o ser mais.”

Como a Amazon quer “aspirar” mais um sector de mercado

A Amazon, empresa liderada por Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo, prepara-se para comprar a iRobot, empresa produtora dos famosos aspiradores Roomba, por um valor a rondar os 1,7 mil milhões de dólares. E, se à primeira vista é apenas mais um dia no escritório, com uma grande empresa da tecnologia a comprar outra bastante promissora, as particularidades do negócio merecem atenção.

Uma parte da imagem mais antiga e mais profunda do universo alguma vez tirada

Qual é o fascínio das imagens do telescópio Webb?

Como referiu uma das cientistas envolvidas neste projecto, Jane Rigby, “para o [telescópio] Webb não há céu vazio, para onde quer que olhe vê galáxias distantes”. E se essa é uma das grandes novidades deste telescópio, a nossa relação com a fotografia convencional pode dificultar a interpretação dos resultados. 

Sheryl Sandberg: a mulher forte do Facebook não irá para o metaverso

Sheryl Sandberg, a número 2 da Meta (ex-Facebook) e braço-direito de Zuckerberg, anunciou que vai deixar a liderança da empresa, mantendo-se apenas no conselho de administração. Sandberg tornou o Facebook lucrativo e foi a cara de muito do lobby que a empresa fez ao longo dos anos, assim como de inúmeros escândalos.

Internet em tempos de guerra: o fim do mundo hiper-conectado

Se a internet foi a responsável pelas grandes transformações das últimas décadas, o seu protagonismo nesta guerra não é menor. A amplitude das consequências, tal como no ordenamento geopolítico, ainda são por agora difíceis de prever, mas os passos dados até aqui mostram como nada é fruto do acaso.

Como rebentou outra bolha das criptomoedas

Entre 9 e 12 de Maio, o mercado das criptomoedas entrou em mais um momento de recessão. Para além das sentenças de que é a morte das cripto e das promessas de que é só um percalço rumo ao paraíso, explicamos-te o que aconteceu e como foram as principais reacções.

Ilustração/Républica de Airbnbs

Da Troika à República dos Airbnbs

No meio de um relativo vazio programático foram apresentados os habituais diagnósticos estruturais da nação. No entanto, estes chavões tendem a ser uma constante repetição dos desafios históricos da sociedade portuguesa, e acabam por dificultar o nosso entendimento das mudanças a acontecer debaixo dos nossos pés.

Não mas obrigado, Elon Musk

A proposta de Elon Musk para comprar a totalidade do Twitter gerou uma onda de reações altamente polarizadas. Mas importa aprofundar esta discussão – é isso 
que propomos fazer neste artigo.

BTS, o seu ARMY e a reinvenção dos grupos de fãs no século XXI

Pensar em grupos de fãs, hoje, no universo pop, pressupõe olhar para os grupos com maior destaque nos Tops e Prémios a nível internacional, a sua presença em spots publicitários e, claro, nas manifestações que recebem dos seus fãs. E é aí que surge o ARMY, grupo de fãs do grupo de K-Pop BTS.

Petróleo na Amazónia, lodo nos tribunais: o caso de Steven Donziger

Steven Donziger enfrentou a Chevron no Equador e ganhou uma das maiores indemnizações por danos ambientais da história da humanidade. A gigante petrolífera recusou-se a pagar, e a recompensa de Donziger foi uma campanha judicial corporativa contra si. Esta é a história de um dos mais flagrantes exemplos de corrupção institucional por empresas poluidoras.

O “terror” que nos governa

Tal como aconteceu na televisão por estes dias, antes de se questionar e escrutinar os comunicados policiais e os diagnósticos de especialistas, optou-se por mergulhar de cabeça nos cenários mais aterradores e só depois se foi desmantelando gradualmente, pela força dos factos, a densa teia de especulações e frases grandiloquentes.

“Que conselho daria a um outro humano em vias de digitalização?”

“How to become data and dissolve into tears”, projeto-piloto de digitalização ao vivo, é um espetáculo pensado para testar os limites da performance numa altura em que o digital é mais do que uma promessa, um universo de possibilidades, criado por João Estevens – artista associado à Rabbit Hole e investigador em ciência política.

revista / 4

Na 4.ª edição da revista Shifter pensamos sobre as cidades. A partir de ensaios, entrevistas e reportagens cobrimos diferentes perspectivas, abordagens e formas de pensar. Sobre as cidades, o urbanismo, e a organização do espaço no geral.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt