Facebook terá ignorado as suas próprias ideias para tornar rede social menos polarizada

Procurar
Close this search box.
Foto de Anthony Quintano via Flickr, CC BY 2.0

Facebook terá ignorado as suas próprias ideias para tornar rede social menos polarizada

“Os nossos algoritmos exploram a atracção do cérebro humano por polarização”, lia-se num documento interno do Facebook de 2018.

O Facebook diz, em resposta a uma peça publicada pelo Wall Street Journal (WSJ) na semana passada, que “aprendeu bastante desde 2016 e que já não são a mesma empresa hoje”, mas há erros ou falhas que podem ter consequências pao longo do tempo. O WSJ reporta que o Facebook terá ignorado um estudo sobre os seus algoritmos criarem divisões sociais e que nada fez para colmatar o problema.

Numa altura em que reacendem acusações sobre Trump de dividir e polarizar a América, a peça do WSJ ganha um significado e importante maiores. O jornal conta que um relatório interno do Facebook, apresentado a executivos da empresa em 2018, referia que a rede social, em particular o seu sistema de recomendações, criava divisões e polarizações sociais. “Os nossos algoritmos exploram a atracção do cérebro humano por polarização”, lê-se num slide da apresentação de 2018 à qual o WSJ teve acesso. “Se [o algoritmo] não foi ajustado”, alertava-se no documento, quem navega no Facebook iria receber “conteúdos cada vez mais divisivos, num esforço para ganhar a atenção dos utilizadores e aumentar o tempo na plataforma”.

Um outro relatório interno, de 2016, indicava que 64% das pessoas que se tinham juntado a um grupo extremista no Facebook só o fizeram porque o algoritmo da empresa o tinha recomendado, aponta o WSJ. Em reacção a estas evidências, o Facebook nada fez. As equipas de liderança da empresa ignoraram as conclusões e não assumiram qualquer responsabilidade por acreditarem que alterações ao algoritmo de recomendação pudessem afectar desproporcionalmente páginas e grupos de discurso político dos Conservadores.

O WSJ estabelece a figura de Joel Kaplan como central nos esforços do Facebook de ignorar as conclusões de estudos e relatórios internos. Kaplan é actual vice-presidente do Facebook para assuntos de diplomacia e antes deste cargo trabalhou na equipa do Presidente George W. Bush. Figura controversa pela suas associações políticas à direita conservadora, Kaplan assumiu um papel maior no Facebook desde as eleições de 2016. Terá uma capacidade de influenciar Mark Zuckerberg e críticos apontam que o seu trabalho passa por apaziguar os conservadores, evitando acusações direccionadas Facebook de potencial viés político.

De acordo com o Wall Street Journal, Joel Kaplan terá pressionado para que propostas para melhorar a qualidade das discussões na plataforma e reduzir e influência dos chamados “super-partilhadores” – utilizadores hiperactivos que tendem a ser agressivamente partidários e, em alguns casos, pagos para interagirem no Facebook — nao avançassem. Entre essas propostas, destacam-se duas: uma delas passava por isolar conversas acesas dentro de um grupo de Facebook em subgrupos temporários, com os https://staging2.shifter.pt/wp-content/uploads/2021/02/e03c1f45-47ae-3e75-8ad9-75c08c1d37ee.jpgistradores desse grupo a poderem ainda limitar a frequência das publicações de utilizadores problemáticos; a outra tinha que ver com o aperfeiçoamento do algoritmo de recomendação para recomendar mais grupos e mais grupos diferentes aos utilizadores, prioritizando também a promoção de grupos associados a conteúdos neutros.

A resposta do Facebook, enviada ao The Verge, indica que a empresa aprendeu e mudou muito. “Criamos uma equipa de integridade robusta, fortalecemos as nossas políticas e práticas para limitar conteúdo nocivo e recorremos à investigação científica para entender o impacto de nossa plataforma na sociedade, para que continuemos a melhorar. Em Fevereiro passado, anunciámos um financiamento de 2 milhões de dólares para apoiar propostas de pesquisa independentes sobre polarização.”

https://shifter.sapo.pt/2020/05/collectivize-facebook-pt/

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt