Radiohead lançam ‘biblioteca pública’ online

Radiohead lançam ‘biblioteca pública’ online

21 Janeiro, 2020 /

Índice do Artigo:

A ideia é simples mas sublinha um ponto importante pela descentralização da web.

A lendária banda Radiohead sempre teve uma relação particular com a internet. Em 2007, lançaram In Rainbows numa estratégia de ‘paga-o-que-quiseres’ e, agora, passados 13 anos voltam a inovar criando uma ‘Public Library’ de todo o seu trabalho. A ideia é simples mas sublinha um ponto importante pela descentralização da web.

Em vez de assumir que tem tudo online espalhado pelas redes sociais como é hoje comum, a banda decidiu centralizar todo o seu arquivo num site próprio – não só as músicas como merchandising antigo, iterações do website entretanto descontinuadas ou um arquivo das newsletters W.a.s.t.e. por si enviadas.

Esta opção não significa, contudo, um abandono das redes sociais ou das plataformas de streaming por parte da banda britânico; pelo contrário, essas vias continuarão activas e a servir para uma comunicação mais instantânea e personalizada com os fãs. Segundo o The Guardian, os membros da banda farão, nos próximos dias, uma selecção do seu material de arquivo preferido nas suas contas de redes sociais.

A ideia de criar uma ‘biblioteca pública’ é levada tão a sério que o site até permite a criação de um cartão de registo com um QR para acesso rápido ao arquivo.

Autor:
21 Janeiro, 2020

O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Ver todos os artigos
Partilha este artigo:
Recebe os conteúdos do Shifter, semanalmente no teu e-mail.

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.