Centenas de youtubers juntam-se para plantar 20 milhões de árvores em 2020

MrBeast é o promotor desta iniciativa que junta mais de 600 youtubers (screenshot via YouTube)

Centenas de youtubers juntam-se para plantar 20 milhões de árvores em 2020

Iniciativa destes Youtubers tem por detrás uma organização sem fins lucrativos chamada Arbor Day Foundation. Por cada dólar doado uma árvore será plantada.

O objectivo é angariar 20 milhões de dólares até ao final deste ano para plantar 20 milhões de árvores em 2020, em diferentes partes do mundo. #TeamTrees é uma colaboração inédita entre mais de 600 youtubers – incluindo aqueles nomes que provavelmente conheces e gostas de seguir –, que estão a usar a sua audiência conjunta de milhões e milhões de pessoas para uma causa boa para o planeta. Não são 20 milhões de árvores que nos vão salvar das alterações climáticas, mas são uma ajuda.

A ideia partiu quando Jimmy Donaldson, ou MrBeast, o youtuber mais conhecido por estar constantemente a dar montes de dinheiro, muitas vezes para causas solidárias, chegou aos 20 milhões de subscritores no YouTube e procurava uma ideia para celebrar esse marco. Foram os fãs de MrBeast a sugerir, através do Reddit e Twitter, a plantação de 20 milhões de árvores. De acordo com o The Verge, Jimmy e alguns amigos terão tentado percebido que sozinhos só conseguiam plantar 300 árvores num dia.

Os donativos

Através do site teamtrees.org, é possível fazer chegar doações de 5 ou mais árvores, que serão encaminhadas para a Arbor Day Foundation. Esta organização sem fins lucrativos, com quase 50 anos de experiência em reflorestação, tem a sua própria meta de 100 milhões de árvores até 2022. Por cada dólar doado por via da #TeamTrees a Arbor Day Foundation irá plantar uma árvore em diferentes florestas e territórios, e em diferentes partes do mundo; espera-se que os 20 milhões de dólares sejam atingidos até 1 de Janeiro e que as plantações decorram entre 2020 e 2022.

Página inicial do #TeamTrees (screenshot via Shifter)

Em Portugal, os donativos só podem ser feitos através da plataforma teamtrees.org, uma vez que a opção de donativos do YouTube não está disponível no nosso país – mas, para os mercados onde essa ferramenta está disponível, o YouTube garantiu que vai suportar ele mesmo os custos das transacções. Num tweet recente, MrBeast garantiu que o desafio das 20 milhões de árvores está a correr bem.

A corrente

Todos os youtubers estão convidados a juntar-se à #TeamTrees, bastando falar sobre a iniciativa. Jimmy Donaldson convidou pessoalmente alguns, como Marques Brownlee (9,5 M), iJustine (6,1 M), The Slow Mo Guys (13 M), Marshmello (40,2 M), Casey Neistat (11,6 M) e Sam Sheffer (267 m).

MrBeast convidou também Matt D’Avella, um youtuber conceituado pelos seus vídeos em torno de minimalismo, produtividade e bem estar, e que fez um trabalho muito interessante sobre “a arte de dizer que não” e também, claro, sobre o #TeamTrees. Ora vê:

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Preenche as informações abaixo para garantires a tua presença no Workshop sobre I.A. e podermos adequar os conteúdos ao público presente.

No decorrer desta atividade, poderão ser captadas imagens e som para divulgação pela CML, entidade parceira ou promotora, nos respetivos meios de comunicação, como redes sociais e sites institucionais.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt