Centenas de youtubers juntam-se para plantar 20 milhões de árvores em 2020

Procurar
Close this search box.
MrBeast é o promotor desta iniciativa que junta mais de 600 youtubers (screenshot via YouTube)

Centenas de youtubers juntam-se para plantar 20 milhões de árvores em 2020

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Iniciativa destes Youtubers tem por detrás uma organização sem fins lucrativos chamada Arbor Day Foundation. Por cada dólar doado uma árvore será plantada.

O objectivo é angariar 20 milhões de dólares até ao final deste ano para plantar 20 milhões de árvores em 2020, em diferentes partes do mundo. #TeamTrees é uma colaboração inédita entre mais de 600 youtubers – incluindo aqueles nomes que provavelmente conheces e gostas de seguir –, que estão a usar a sua audiência conjunta de milhões e milhões de pessoas para uma causa boa para o planeta. Não são 20 milhões de árvores que nos vão salvar das alterações climáticas, mas são uma ajuda.

A ideia partiu quando Jimmy Donaldson, ou MrBeast, o youtuber mais conhecido por estar constantemente a dar montes de dinheiro, muitas vezes para causas solidárias, chegou aos 20 milhões de subscritores no YouTube e procurava uma ideia para celebrar esse marco. Foram os fãs de MrBeast a sugerir, através do Reddit e Twitter, a plantação de 20 milhões de árvores. De acordo com o The Verge, Jimmy e alguns amigos terão tentado percebido que sozinhos só conseguiam plantar 300 árvores num dia.

Os donativos

Através do site teamtrees.org, é possível fazer chegar doações de 5 ou mais árvores, que serão encaminhadas para a Arbor Day Foundation. Esta organização sem fins lucrativos, com quase 50 anos de experiência em reflorestação, tem a sua própria meta de 100 milhões de árvores até 2022. Por cada dólar doado por via da #TeamTrees a Arbor Day Foundation irá plantar uma árvore em diferentes florestas e territórios, e em diferentes partes do mundo; espera-se que os 20 milhões de dólares sejam atingidos até 1 de Janeiro e que as plantações decorram entre 2020 e 2022.

Página inicial do #TeamTrees (screenshot via Shifter)

Em Portugal, os donativos só podem ser feitos através da plataforma teamtrees.org, uma vez que a opção de donativos do YouTube não está disponível no nosso país – mas, para os mercados onde essa ferramenta está disponível, o YouTube garantiu que vai suportar ele mesmo os custos das transacções. Num tweet recente, MrBeast garantiu que o desafio das 20 milhões de árvores está a correr bem.

A corrente

Todos os youtubers estão convidados a juntar-se à #TeamTrees, bastando falar sobre a iniciativa. Jimmy Donaldson convidou pessoalmente alguns, como Marques Brownlee (9,5 M), iJustine (6,1 M), The Slow Mo Guys (13 M), Marshmello (40,2 M), Casey Neistat (11,6 M) e Sam Sheffer (267 m).

MrBeast convidou também Matt D’Avella, um youtuber conceituado pelos seus vídeos em torno de minimalismo, produtividade e bem estar, e que fez um trabalho muito interessante sobre “a arte de dizer que não” e também, claro, sobre o #TeamTrees. Ora vê:

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt