Procurar

Open Doodles: uma colecção de ilustrações gratuitas para o que quiseres

Open Doodles: uma colecção de ilustrações gratuitas para o que quiseres

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Open Doodles é um projecto que pertence fomentar a ideia de ‘design aberto’.

Quer tenhas uma apresentação que queiras embelezas ou estejas a montar o site do teu negócio, o Open Doodles é um recurso que te aconselhamos a espreitar. Trata-se de uma colecção de ilustrações que são gratuitas e que não só podes usar nos teus projectos, como podes editar e alterar como bem entenderes e partilhar depois esses resultados – para que outros, por sua vez, também possam usar, editar a alterar.

A ideia é que a comunidade possa pegar nestes Open Doodles básicos e criar novas ilustracções. Isto é basicamente o conceito de ‘design aberto’, que, tal como o software aberto, é uma filosofia bem interessante, permitindo que designers possam colaborar num mesmo trabalho e, cada um à sua maneira, levar esse trabalho para onde a sua criatividade o permitir. Se um software cujo código é disponibilizado de forma aberta pode dar origem a um software ainda melhor, o mesmo pode acontecer no design.

O Open Doodles é, por agora, uma colecção de ilustrações limitada (não tem muitos designs) mas engraçada (pois há desenhos para diferentes contextos e usos possíveis). Há também uma série de composições onde essas ilustrações aparecem com um fundo colorido ou outros elementos que lhe dão cor. Podes descarregar cada desenho-base em imagem PNG ou vector SVG, mas caso queiras dar-lhe uma cor diferente podes usar esta ferramenta simples de personalização.

O Open Doodles foi desenvolvido por um designer mexicano, Pablo Satan-ley, que partilhou o trabalho no fórum Product Hunt, onde recebeu bastante feedback e apoio. Na página onde apresenta o projecto, Pablo diz que começou no design a piratear o software da Adobe e a inspirar-se no trabalho de outros, e refere que a via da colaboração é uma excelente forma de criatividade, encorajando todos a experimentar o ‘design aberto’ como parte do processo e a partilhar o material-base que desenvolvem.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.