Um motor de busca que lista todo o conteúdo do Netflix em Portugal

Sem algoritmos a "chatear" e com filtros que permitem chegar ao que realmente pretendemos.
2 minutos de leitura
Post Author
  • O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Flixable (screenshot via Shifter)

Um utilizador do Reddit, u/CrazedEli, também conhecido como Ville Salminen criou no ano passado um site chamado Flixable, que basicamente funciona como um motor de busca para conteúdo do Netflix. A plataforma, feita originalmente para o catálogo norte-americano do serviço de streaming, está agora traduzida para português e adaptada à oferta do Netflix em Portugal, como o próprio anunciou no Reddit.

O Flixable permite, assim, pesquisar em toda a biblioteca licenciada do Netflix para Portugal. Permite saber os filmes e séries que existem, filtrando-os por ano, género ou avaliação, sendo este último dado obtido através da API do site TMDb (The Movie Database). O Flixable diz ainda quais são os conteúdos mais populares, aqueles que serão adicionados brevemente ou os que estão prestes a abandonar a plataforma.

Screenshot via Shifter

Segundo a publicação Mashable, que noticiou o nascimento do Flixable para o mercado norte-americano, Ville Salminen desenvolveu o portal enquanto hobbie e para aprender mais sobre programação web. O internauta tinha reparado que vários utilizadores do Netflix não estavam satisfeito com as opções de pesquisa oferecidas oficialmente pelo serviço, baseadas sobretudo em algoritmos programados para nos prender ao próximo sucesso e por nos dar a sensação de que há muita oferta.

Screenshot via Shifter

Depois de lançar o Flixable nos Estados Unidos em 2018, Ville prometeu adaptar a plataforma para outros mercados. Neste momento, o site está disponível em 16 países, sendo Portugal o mais recente deles.

Eu criei um motor de busca Netflix que lista todos os filmes e séries atualmente disponíveis na Netflix em Portugal from portugal

Partilha nas redes sociais:
Post Author
  • O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Sugestões de Leitura

Estamos a criar uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura.

Uma revista criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Queremos fazer do Shifter um espaço de publicação para pensamento colectivo e comunitário, aberto a sugestões e diálogos. Um ponto de encontro entre diferentes actores da sociedade, da academia ao activismo, da cultura à política.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt