6 ‘youtubers de tecnologia’ portugueses que estão a fazer furor

Procurar
Close this search box.

6 ‘youtubers de tecnologia’ portugueses que estão a fazer furor

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Se estás farto de ver os mesmos, aqui está uma mão cheia de novas recomendações.

Quando no início de 2017 falámos em ‘youtubers de tecnologia’ portugueses, a nossa lista continua apenas três nomes: o Bernardo Almeida, o Nuno Agonia e o Tiago Ramos. Podiam existir já canais mais pequenos na altura, mas esses eram os criadores que se destacavam. O cenário mudou. Há novos youtubers, alguns bastante promissores.

Foi, aliás, através de um vídeo do Toni Vicente, um dos tech youtubers desta “nova geração”, que começámos a descobrir o novo mundo de criadores portugueses. Se alguns como o Toni se estrearam há cerca de um ano no YouTube, outros começaram por essa altura a dedicar-se mais a sério ao seu canal e a crescer a sua audiência digital.

Esta é uma lista de ‘youtubers de tecnologia’ portugueses que se têm destacado nos últimos tempos e que podem merecer a tua atenção.

1 – Toni Vicente

Nasceu em 1998, tem 21 anos e é, pois, um miúdo. Adora tecnologia e começou a publicar vídeos há cerca de um ano, em Setembro de 2017. Sempre com uma atenção redobrada à forma como os produtos aparecem na imagem, Toni Vicente tem vindo a aperfeiçoar na técnica audiovisual e a apresentar análises e unboxings de tecnologia com pontos de vista únicos. Tem mais de 22 mil subscritos e acumula mais de 870 mil visualizações, prometendo vídeos novos semanalmente.

2 – Filipe View

Casado e pai de família, começou a fazer vídeos há uma década, falando sobretudo de carros e realizando alguns vlogs. A tecnologia começou a entrar no seu canal de YouTube com testes a drones e, em Setembro de 2017, o assunto ficou sério. Filipe View, como assina, procura sempre oferecer perspectivas únicas e conteúdo que não vamos encontrar nos outros canais. Com mais de 47 mil subscritores, acumula ao longo do ano para cima de 3,3 milhões de visualizações e costuma publicar vídeos novos regularmente.

3 – Luís Rodrigues

O seu primeiro vídeo foi publicado em Março de 2017 e é uma análise à consola Switch da Nintendo. Luís Rodrigues não é dos youtubers mais regulares mas em todos os vídeos que publica apresenta uma edição e uma narrativa muito próprias; e, como sabemos, isso é valioso num YouTube carregado de canais de tecnologia e onde para se sobressair é preciso diferenciação e ‘criatividade’ – palavra que ele usa na descrição do canal. O Luís é seguido por perto de 26 mil pessoas e tem para cima de um milhão de visualizações.

4 – Hugo Medeiros

Já o conhecemos como um miúdo a fazer vídeos ao lado do Estuca, do Sakê, do Leitão e dessa “primeira geração” de youtubers portugueses. Mas agora MedHug, ou Hugo Medeiros como passou a assinar, fala de tecnologia. Analisa telemóveis, câmaras de acção e outros gadgets em vídeos sem muitos artifícios e que por isso são fixes de ver. Hugo começou há seis anos e tem mais de 1,3 milhões de visualizações e 11 mil inscritos.

5 – Carlos Correia

Chega a publicar todos os dias ou às vezes duas vezes por dia. É um canal cheio de conteúdo relacionado com tecnologia e diverso. Há desde análises a gadgets – não apenas telemóveis – mas também tutoriais sobre Android TV ou resolver determinado problema de software. Pelo meio, há alguns vlogs gravados na rua, e vídeos de opinião sobre consumismo ou se o Netflix vale a pena. Carlos Correia começou a fazer vídeos há cerca de quatro anos a falar do KODI; tem mais de 42 mil subscritores e acumulou ao longo do tempo perto de 7 milhões de visualizações.

6 – Geek’alm

A tecnologia não é uma coisa de homens e é isso que o colectivo Geek’alm nos mostra. Tem também um site mas é no YouTube que este grupo de raparigas geek passa mais tempo, falando sobre telemóveis, relógios, câmaras e outros produtos tecnológicos, ensinando a imprimir em 3D ou explicando como fazer backups seguros dos nossos dados. O canal Geek’alm tem 2,5 mil subscritos e perto de 141 mil visualizações. Começou no final de 2016 e desde então tem tentado publicar uma vez por semana.

Outras recomendações

Sob o risco de tornar esta lista de canais exaustiva e pouco criteriosa, mencionamos de seguida outros canais de tecnologia em português e que podem ser interessantes também de seguir: Filipe Covas; Epsy; Martim Calado; Hugo Barreto; SiER; 1001blogs; iSearch Nuno Nunes; Tek8set; e Social Netting. Uma menção também para a gamer portuguesa RitaMikinhas.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt