O RTP Play tem vindo a crescer enquanto canal digital da RTP, numa altura em que o streaming está na moda e plataformas como o Netflix continuam a apresentar conteúdos novos, de sucesso e de criadores independentes a um ritmo frenético. Desde 2016, a RTP tem vindo a apostar na produção de séries portuguesas e, no ano passado, estreou uma quantas só na internet. A aposta nestas “séries digitais” continua este ano com oito novos projectos originais, da autoria de jovens talentosos.
As novas séries originais da RTP, apresentadas com o selo RTP Lab e disponibilizadas na íntegra na plataforma de streaming RTP Play, resultam da Consulta de Conteúdos realizada pela RTP em 2018. A terceira consulta está a decorrer neste momento e termina no fim de Maio.
Dos oito novos conteúdos em streaming na RTP Play, estão seis séries de ficção e duas propostas de entretenimento e pedagogia: On C@ll, Menos Um, Frágil, BAD & Breakfast, Inquilinos, #SóQNão, Matemática Salteada e uma 2ª temporada de #CasaDoCais. A nova programação original e exclusiva da RTP Play completa a lançada em 2018 – Amnésia , 1ª temporada de #CasaDoCais , Subsolo e APPaixonados – e é uma tentativa da RTP de chegar às gerações mais novas, que não consegue agarrar através dos canais tradicionais. Também a pensar nesse segmento, a estação pública lançou o projecto RTP Arena, uma plataforma dedicada aos eSports e que vive sobretudo no Twitch.
Contudo, para João Pedro Galveias, director de multimédia da RTP, a iniciativa RTP Lab é também uma forma de o serviço público apresentar “uma geração que o mercado audiovisual em Portugal não conhece e que é fundamental que conheça”, em áreas como a realização, o guionismo, a sonoplastia, a edição, a fotografia, o design, a produção e a representação. Para João, é também “uma prova de que a RTP não tem medo de arriscar e de proporcionar oportunidades para novos criadores”.
On C@ll
Protagonizada por Alexandra Pato e Rafael Costa, On C@ll é uma série de comédia assinada por Rúben R. Gomes e que vive em multiplataforma, uma vez que o canal de YouTube de Suzana com Z , a personagem feminina da história, e a conta de Instagram de Salvador Telles, o personagem masculino, que se esconde sob pseudónimo , também desempenham um papel importante no desenrolar da história. On Call estreou no dia 6 de Maio e há episódio novo todas as segundas às 12 horas.
Os opostos conectam-se e o nerd tímido Tiago e a influencer boazona Suzana vão tornar-se cúmplices no mundo ilusório da internet, quando ambos tentam recuperar de um coração partido.
Menos Um
Disponível na RTP Play a partir de 16 de Maio com todos os episódios de uma assentada, Menos Um é uma série criada e protagonizada por Filipe Santos, que conta a história de um músico portuense que vem para Lisboa tentar o sucesso. Contudo, tropeça em inúmeros obstáculos que resultam em situações caricatas ora divertidas, ora melancólicas. O protagonista da história é Alex, sendo interpretado por Filipe Santos e também pelo músico Paulo José Pimenta, mais conhecido por PZ, que também criou toda a banda sonora original, com músicas que já rodam nas rádios como “Banano” e “Realidade Paralela”.
Alex é teclista, mais um que tenta começar a sua carreira musical na cidade de Lisboa. Ambientes de fumo e copos meios-cheios são a sua forma de pensar. Renda em atraso e concertos mal pagos, o seu modo de vida…Será que os sonhos devem morrer? Ou esta é a história que vai ressuscitar as músicas de heróis caídos? Para saber é só descer um andar. É no Menos Um, o concerto já está a começar.
Frágil
Frágil é uma série criada por mulheres, com mulheres e sobre mulheres, mais concretamente sobre as inquietações das jovens mulheres de hoje. A autora Filipa Amaro e as três protagonistas – Catarina Secca e Cruz, Rita Rocha Silva e Matilde Jalles – apresentam uma história sobre relações, desafios, amadurecimento e concretização de sonhos. Passa-se tudo ao longo dum Verão: 97 dias, 15 horas e 43 minutos. É o tempo que as nossas protagonistas têm para aprender lições e mudar. Haverá novos episódios a cada terça-feira na RTP Play num total de seis, cada um com duração entre 20 e 30 minutos.
Comédia trágica sobre três raparigas meio em pânico a viver em Lisboa. Uma atriz sem trabalho, uma pintora que não consegue pintar e uma estudante de marketing de Coimbra: os seus problemas financeiros e as dúvidas existenciais. As três amigas vivem num mini apartamento desarrumado, onde têm de partilhar o espaço, a comida e todo o tipo de situações awkward e íntimas.
BAD & Breakfast
Da autoria de Miguel Leão, BAD & Breakfast vai estar disponível a partir de 30 de Maio. É uma série comédia futurista que explora o imaginário de quem vive a realidade social dos dias de hoje, na metrópole turística de Lisboa. Nesta série, Lenita (Carolina Torres) e Susana (Ana Valentim) – duas rock and rollas da sociedade, que vivem à sua margem, da sociedade e delas próprias – trabalham para Mr. Pauls (Isac Graça) a limpar casas, mas acabam por fazer mais que isso: seduzem um grupo de visitantes estrangeiros, maioritariamente do sexo masculino, para os inseminar com um chip (chamado Libelinha Roxa). Os turistas passam, então, a estar no controlo de uma sociedade secreta chamada Welcome To Lisbon e a serem produto numa app de aluguer de turistas.
A história de uma Lisboa distópica, onde os turistas são carne para canhão. Numa cidade onde o turismo é invasivo, um grupo de artistas responde à letra: cria uma sociedade secreta, chamada Welcome To Lisbon, e lança um movimento para devolver Lisboa a quem é de Lisboa.
Inquilinos
Insólito e por vezes nonsense, Inquilinos é um trabalho de Rui Contra, que junta numa casa exígua, e por vezes surreal, o jovem pseudo casal Catarina e Fred, interpretados por Érica Rodrigues e Sérgio Coragem e alguns convidados, ou invasores. Inquilinos é uma história de amor e descoberta entre um casal de ex-namorados que, juntos, vão explorar as absurdidades do mundo sem sair de casa. Aqui, nada obedece à lógica. Esta é uma série de comédia que com uma história profunda, contada de forma burlesca. A série, de cinco episódios, ficará disponível na íntegra a 13 de Junho, na RTP Play.
Fred diz que Catarina é a sua ex-namorada, mas ela diz que foi só um beijinho no jogo da garrafa. A admirável história de um rapaz agarrado ao passado e de uma rapariga à procura de algo novo e fantástico.
Matemática Salteada
A jovem youtuber MathGurl –Inês Guimarães – juntou-se à realizadora Vanessa Fernandes para produzir o desafiante e pedagógico, Matemática Salteada. Esta série documental junta os conceitos da matemática e da gastronomia para aguçar o apetite e descomplicar números e equações. O objectivo é descomplicar a Matemática, explicando vários conceitos matemáticos na cozinha, de uma forma leve e bem humorada. Afinal, a matemática pode ser bem saborosa! A estreia ainda não tem data marcada mas está prometida para a RTP Play.
Toda a gente gosta de comida, mas nem toda a gente gosta de matemática. O que acontece se misturarmos as duas coisas? Descobre a relação entre números primos e maionese, fractais e couve romanesca ou qual a melhor forma de cortar bolo.
#SóQNão
Joana Martins vai lançar #SóQNão, um conjunto de breves entrevistas sobre o preconceito que convidam à reflexão. A série estreia a 3 de Junho, às 12 horas, com uma nova conversa a cada segunda-feira.
#CasaDoCais 2
Depois de uma 1ª temporada com mais de um milhão de visualizações, #CasaDoCais, a série da youtuber Ana Correia aka Peperan, regressa com os mesmos cinco amigos e os seus problemas de adulto que sempre tentaram evitar – trabalho, dinheiro, responsabilidades… – enquanto tentam equilibrar isso com a vida pessoal, amorosa e as suas noites loucas e boémias. A 2ª temporada de #CasaDoCais também ainda não tem data, mas irá passar tanto na RTP Play como no canal de YouTube da série.
Na @casadocais , na #CasaDoCais … em breve 😎 pic.twitter.com/kEyE394TMh
— Ana Correia (@peperan) May 10, 2019
Depois de serem expulsos da sua primeira casa, Ema, Beatriz, Lara, Jay e Alex tentam começar uma nova aventura.
You must be logged in to post a comment.