Reddit português está a organizar os seus próprios debates das europeias

Procurar
Close this search box.
Foto de Shifter/DR

Reddit português está a organizar os seus próprios debates das europeias

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Para quem AMA as redes.

Estamos em 2019, e aquilo que é a utilização do Reddit como plataforma de comunicação e debate políticos por parte de candidatos ainda merece uma notícia. Desta vez, falamos dos AMAs, um método popular de conversa com personalidades públicas, que já aconteceram e ainda vão existir no r/Portugal, comunidade que conta com mais de 70 mil utilizadores.

Um AMA – Ask Me Anything – é um post no Reddit onde, num certo período pré-determinado, e normalmente bem anunciado de antemão, uma pessoa ou instituição se dispõe a responder a (quase) todas as perguntas que os “redditors” queiram colocar nos comentários. É uma conversa normalmente descontraída, que começa, desde logo, com uma verificação de identidade da pessoa a quem são colocadas as questões que muitas vezes vem na forma de uma selfie ou de um tweet. Durante o período do AMA, a pessoa interrogada está, dentro das suas capacidades, a ler as perguntas e responder na forma de comentário.

O João, um dos moderadores do r/Portugal (e que na plataforma responde por u/Morpheuspt), com quem trocámos dois dedos de conversa via chat e e-mail, relembrou este AMA de um piloto profissional e este de uma empresa de desinfecção como exemplos de imensa adesão da comunidade e prova de que não é preciso ter uma pessoa famosa por detrás do AMA para haver interesse.

Para estas eleições europeias, Morpheuspt contactou todos os partidos ou coligações que vão a votos propondo a realização de um AMA. Para preparar e divulgar amplamente uma destas sessões são necessários entre quatro e cinco dias e, a menos de três semanas do dia das eleições, já estiveram presentes Carlos Guimarães Pinto, presidente da Iniciativa Liberal, Rui Tavares, cabeça de lista do LIVRE e já repetente de 2015, Mendo Henriques, do Nós Cidadãos, e mais recentemente Marisa Matias, cabeça de lista do Bloco de Esquerda. Estão a ser negociados pelo menos mais dois, com o MAS e com a Aliança. Diz-nos Morpheuspt que, tendo usado os canais oficiais de comunicação com os partidos – email e formulário de contacto do site –, ainda não teve recusas, mas não recebeu resposta dos restantes onze partidos presentes nas eleições de dia 26.

A adesão da comunidade tem sido vista como positiva, com um aumento de cerca de 20 mil visualizações do subreddit em dias de AMA, um valor relevante partindo das cerca de 100 mil diárias. A conversa tem fluido de forma diferente em cada um dos AMA, dependendo do estilo de quem responde e da cadência de perguntas. Em geral, a interacção tem sido bem recebida, com a comunidade a esmiuçar os planos eleitorais, perspectivas e posições dos candidatos e a agradecer a abertura e tempo despendido.

Como corolário desta incursão por novas formas de promover o diálogo e interesse na política, fica a sensação, partilhada por parte da comunidade, e assumida pelo próprio Morpheuspt, da fuga dos grandes partidos a um contacto e questionamento em ambiente menos controlado e previsível. Neste ano, com mais um momento eleitoral de abrangência nacional, vão ser tentados mais AMAs, evitando repetir ou esgotar os representantes das forças políticas. Ficamos à espera!

Texto de Henrique Vasconcelos

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt