O que é o #TwitterChatPT e como é participar num

Procurar
Close this search box.

O que é o #TwitterChatPT e como é participar num

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Shifter foi convidado da última edição do #TwitterChatPT. Fica um resumo do que se passou.

Enquanto que o Facebook vive do gráfico social dos nossos amigos e familiares, no Twitter conseguimos juntar uma pequena rede de pessoas que partilham os mesmos interesses que nós, e que têm vontade de discutir esses temas. O Twitter, até pelo próprio desenho da plataforma, é mais conversacional e isso dá aso a iniciativas como o #TwitterChatPT.

Nós, Shifter, fomos os convidados da última edição do #TwitterChatPT, que se realiza duas vezes por mês e que é montado pela Joana Rita Sousa, que é da casa, com o apoio de uma equipa de utilizadores e da agência digital Active Media. “O #TwitterChatPT surgiu em Dezembro de 2018. Eu já participava em vários chats, sobre marketing digital, comunicação e educação (as minhas áreas de interesse) e sentia falta de um Twitter chat 100% em português”, explica ao Shifter.

“Acabei por criar o #TwitterChatPT para o qual convido pessoas e marcas para falar de temas relacionados com marketing, comunicação – e não só. O #TwitterChatPT pretende proporcionar um tempo e espaço de conversa, em que o convidado partilha o seu ponto de vista sobre o tema e todos podem fazer o mesmo.”

Participar num #TwitterChatPT é uma experiência peculiar. Com a devida antecedência, a Joana discute connosco o tema da nossa sessão e as perguntas que nos fará – são oito no total, enquadradas numa imagem bonita feita pela Active Media. Temos um Google Docs já com todas as questões e onde podemos ir já preparando as respostas, para que no curso do #TwitterChatPT consigamos conjugar o que esboçámos previamente, com algum improviso no momento e conversas iniciadas espontaneamente por alguns utilizadores a seguir o Twitter chat.

A Joana Rita de Sousa, que é a host desta iniciativa ‘twitteriana’, já nos tinha alertado que ia ser tudo muito rápido. As oito perguntas foram lançadas com intervalos de 5 minutos entre as 11 e as 12 horas. Nós respondíamos e quem quisesse responder também o fazia. Das oito, uma das questões era um ‘icebreaker’, um quebra-gelo antes de se iniciar a conversa a sério. Ao #TwitterChatPT juntaram-se por volta das 11 horas várias pessoas: apresentavam-se, partilhavam o entusiasmo por estar quase uma sessão do já famoso ‘chat twitteriano’.

Toda a conversa foi partilhada com a hashtag #TwitterChatPT, perguntas, respostas, comentários, memes, piadas… Com isso, não só a dita hashtag chegou mais uma vez às tendências do Twitter como se tornou uma forma simples de seguir a discussão. Como tudo aconteceu tão rápido, acompanhar a conversa em tempo real pode ter sido traiçoeiro: eram tantos os tweets a cair que se tornou difícil para nós seguir e responder a todos conveniente, mas esse stress faz parte da dinâmica.

Agora, com mais calma, podem rever o nosso #TwitterChatPT neste Twitter Moment:

Partilhamos também algumas dos nossos destaques:

https://twitter.com/Marco_Cotas/status/1118830252791353344

E fiquem com as próximas datas do #TwitterChatPT:

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt