Está aí mais um Jornal Mapa, desta vez com um artigo exclusivo Shifter

Procurar
Close this search box.

Está aí mais um Jornal Mapa, desta vez com um artigo exclusivo Shifter

Edição custa 1 euro e está à venda de norte a sul do país. Pode também ser encontrado para consulta livre em diversas bibliotecas nacionais.

Está aí o novo Jornal Mapa (edição 23, de Abril a Junho). Porque este país não é para mulheres, um conjunto de artigos olha à justiça e à normalidade do quotidiano. Porque feminismo não é apenas uma luta contra a violência de género. No rescaldo da greve feminista em Portugal apontam-se tarefas para um feminismo que vem e a necessidade de um questionamento radical. E a conversa com a antropóloga Rita Segado leva-nos ao questionar feminista anti-carcerário da lógica punitiva institucionalizada.

A sul, a crónica “Os Olhares de Catarina” observa os trabalhadores rurais migrantes do Alentejo. Será possível a sua integração sem questionar a agro-indústria que faz tábua rasa do território e das comunidades? A norte, nesta defesa dos territórios, da Galiza a Trás-os-Montes, damos conta do combate popular em marcha contra A Febre da Mineração. Das Covas do Barroso, Boticas, aos protestos de milhares de galegos contra a mina de Touro, organizados na Plataforma Mina Touro-O Pino Non.

O Jornal Mapa dá voz ainda às questões tabu sobre o aumento da capacidade aeroportuária em Portugal; anuncia o Camp in Gás – Acampamento de Acção contra Gás Fóssil – para Julho próximo para travar o furo da Bajouca (Leiria); e relatamos o que foi em Barcelona o primeiro encontro preparatório do Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras. Entre propostas de leituras – de Pierre Clastres, Bob Black a Voltairine de Cleyre, lugar ainda para se falar da solidariedade com os migrantes sem abrigo na Bélgica; do futuro da Internet (com um artigo do Shifter); do se passa na América de Trump, ou mesmo do Candomblé Afro-brasileiro e a espiritualidade no ocidente.

Aproveitamos para relembrar também a primeira aventura editorial do Mapa em parceria com a Letra Livre: a edição do livro Colapso, de Carlos Taibo. Uma análise sem complexos de como o actual passo desenfreado de acumulação capitalista aumenta a probabilidade de um colapso do sistema, com um agravamento das consequentes crises ambientais, energéticas e naturalmente, sociais. Podem pedir o livro escrevendo para geral@jornalmapa.pt.

À venda no Shifter

A 23ª edição do Jornal Mapa custa, como as outras, 1 euro e está disponível em vários pontos de distribuição de norte a sul do país, ou através de assinatura. Em Lisboa, o Mapa pode ser encontrado para consulta na biblioteca do Palácio Baldaya, em Benfica, e para venda nesse mesmo espaço, em parceria com o Shifter – podes enviar um e-mail para comunidade@shifter.pt para mais informações. Estamos a oferecer um saco de pano Shifter por mais 1 euro.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt