Procurar

A verdade sobre os algoritmos: representam meras opiniões

A verdade sobre os algoritmos: representam meras opiniões

, /
22 Novembro, 2018 /

Índice do Artigo:

Vale pelo conteúdo, vale pela forma.

É um vídeo curto onde a animação desempenha o papel principal e, às tantas, até nos distrai da ideia do video. É por tudo isto que vale a pena ver e rever o trabalho do Nice Shit Studio (de Barcelona) para a Royal Society of Arts, Manufactures and Commerce.

Num vídeo de pouco mais de dois minutos, o estúdio de ilustração e animação espanhol deu forma às ideias disruptivas da cientista de dados Cathy O’Neil. Cathy revela no vídeo a sua surpresa pela forma como a sociedade assimilou o conceito de algoritmos como se fossem factos objectivos, quando, na sua opinião, são meras opiniões envolvidos em matemática complexa.

Depois dessa ideia central, Cathy faz uma analogia com a preparação do jantar em cada dia para parametrizar o que é um algoritmo: no fundo, um mecanismo de gestão de informação (os ingredientes) com um objectivo definido por quem o programa (quem cozinha) — e que, neste caso, define o poder (decide que tipo de jantar é).

 

Cathy O’Neil é peremptória, dizendo que um algoritmo não faz as coisas serem objectivas; por outro lado, faz as coisas funcionarem de acordo com o definido pelo seu criador. Uma ideia que podemos extrapolar para o nosso dia-a-dia e nos deixa a pensar sobre o que significam os nossos feeds e como a sua curadoria é pouco objectiva.

Para quem se interessa pela animação, para além do seu conteúdo e do lado visível, o Nice Shit Studio disponibilizou no seu Behance algumas imagens do making of do projecto que dão uma ideia de como foi criar esta animação.

Autor:
22 Novembro, 2018

O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Ver todos os artigos
Partilha este artigo:
Recebe os conteúdos do Shifter, semanalmente no teu e-mail.

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.