Tira umas férias no inferno com os Flatbush Zombies

Procurar
Close this search box.
Flatbush Zombies álbum

Tira umas férias no inferno com os Flatbush Zombies

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Larga essa playlist bem gostosa a indiciar o verão por momentos. Pára, perde uns minutos da tua vida e sente a obra dos Flatbush Zombies.

“What you gon’ do when them zombies come for you”. Os Flatbush Zombies estão finalmente de regresso. Após o sucesso do álbum de estreia, 3001: A Laced Odyssey, lançado em 2016, Meechy Darko, Zombie Juice e Erick Arc Elliott resolveram fazer uma “pausa”… para umas férias no Inferno. O trio proveniente de Brooklyn, começou por dar os primeiros passos em 2012, com a mixtape D.R.U.G.S., rapidamente alcançou o reconhecimento merecido com a mixtape Better Off Dead… por favor oiçam a p***  da discografia deles!

Encontrares-te contigo próprio é difícil entre tanta poluição sonora mas existem os headphones, e melhor que isso, os Flatbush Zombies. Larga por momentos essa playlist bem gostosa a indiciar o verão. Pára, perde uns minutos da tua vida e sente este disco. Porquê? Porque sentirás Biggie Smalls, Bone n Thugs, DMX, Eminem, Snoop Dogg, Rick Flair… (sim, também sentirás Rick Flair… woooow.)

Vacation in Hell é o seguimento perfeito do último disco do grupo. Tendo novamente uma homenagem como mote para o álbum, assumem-no num tom mais introspectivo. Não é necessariamente explicita, e muito menos uma bandeira do álbum mas acaba por ser perceptível a alusão às referências musicais do trio de Brooklyn. Porém é o distanciamento pela referência gratuita que torna os Flatbush Zombies liricamente — e não só — como um dos melhores grupos de rap da actualidade. O passado é a melhor ferramenta para compreender o presente e o preparar o futuro e os Zombies tem perfeita noção disso mesmo.

A faixa “Headstone” é o exemplo paradigmático. Jornalistas americanos que nunca vão ler isto, os bacanos já mataram a pergunta “Quais são as vossas referências?”. Estão lá todas, numa autentica aula de história do rap dada por professores cool — Um exercício do lírico deslumbrante, que já foi explicado pelos próprios em entrevista ao site RapGenius.

Quem acompanha os Flatbush Zombies desde a sua formação tem noção de como seria fácil assistir a uma consagração do grupo com meia dúzia de “Gucci Gang’s”, contudo raramente optam pelo caminho mais fácil, não fazendo da réplica da réplica o seu método de trabalho. O entusiasmo a cada lançamento do grupo e a expectativa de que podemos sentir a mesma frescura de um supa hit desta geração com uma mensagem e opinião fundamentada relativamente a algo é quase mágico… acalma-te coração de groupie.

No meio de um gap geracional, encontramos nos Flatbush Zombies o melhor dos dois mundos“Man fuck that (mumbles) that mumble rap”. Diversos tem sido os rappers  a mostrar desagrado pela ascensão do mumble rap ou até simplesmente pela preguiça criativa em torno do género, porém poucos são os que combatem o fenómeno com a mesma frescura e sonoridade entusiasmante, ao ponto de cativar e atrair os ouvintes mais jovens.

Vacation in Hell conta com as participações de A$AP Twelvyy, Joey Bada$$, Bun B, Jadakiss, Dave B., Nyck Caution, Denzel Curry e até mesmo do rock alternativo de Portugal. The Man. A produção – como não poderia deixar de ser – ficou mais uma vez, na sua maioria, a cargo de Erick The Architect.

A campanha de lançamento do álbum está qualquer coisa de especial.

Nos dias antecedentes ao seu lançamento, os Flatbush Zombies partilharam uma curta-metragem intitulada VACATION (The-Movie), com a participação especial de ASAP Twelvyy, John Leguizamo, Lin-Manuel Miranda e do veterano Ice-T. O cenário do vídeo é um pequeno restaurante em Brooklyn, onde o trio reflecte sobre como convencer as pessoas a ouvir o seu novo álbum, Vacation in Hell. O video incluí ainda excertos de videoclipes de músicas de Vacation in Hell, incluindo a faixa “Vacations” com a participação de Joey Bada$$. A curta foi realizada por Phillip T. Annand, do colectivo Madburry Club e spiritual advisor dos Flatbush Zombies.

Marcaram presença no talk show mais ácido da “televisão”.

E lançaram ainda um inspirador documentário, intitulado Building a Ladder.

Realizado por Ellington Hammond apresenta-se como uma retrospectiva pela carreira dos Flatbush Zombies, mas é igualmente recomendável para qualquer grupo de pessoas que ambicione trabalhar realmente em equipa.

Podes ouvir Vacation in Hell abaixo.

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt