Digital

Na imagem temos uma composição gráfica onde se vê a sombra de uma arma em punho, do lado direito, apontada para uma mão que aparenta pedir ajuda, do lado esquerdo. Projectado nessa sombra vemos frases de cartazes, entre as quais se consegue ler "porque voltar para casa tem de ser um privilégio?". Esta composição tem elementos deformados, pixelizados, criando a ideia de algo ser 'mediado' por tecnologia, aquil que acontece com os algoritmos preditivos abordados no texto.

A prevenção do pior cenário na violência doméstica: I get by with a little help from AI?

O femicídio ou homicídio de vítimas de violência doméstica quando já decorria uma investigação criminal denota uma grande falha dos sistemas de avaliação de risco, que deveriam ser a base da intervenção dos órgãos de polícia criminal face à denúncia deste tipo de condutas violentas, que se sabe terem tendência a escalar quando ocorre a denúncia da situação pela vítima.

Uma montagem em que frames de vários vídeos criados com o sistema de I.A. Sora

Sora, geração de vídeos com IA e a síndrome do objecto brilhante

Sora é o novo modelo de Inteligência Artificial revelado pela OpenAI. Inspirado no ChatGPT e nos modelos de difusão, o Sora é apresentado como a nova jóia da coroa, mas um olhar atento revela como o seu brilho está manchado por um modelo de desenvolvimento que continua a ignorar os problemas que lhe vão sendo apontados.

Imagem gerada com o software Dall-E 2 e o prompt: "A baroque-style painting portraying Sam Altman as a messiah figure, featuring apocalyptic imagery on one side and dollars on the other."

Como Sam Altman se tornou o Messias da Inteligência Artificial

Não é conhecido há tanto tempo quanto Mark Zuckerberg, não tem uma presença nas redes sociais tão irritante quanto Elon Musk, nem uma fortuna tão conhecida como a de Jeff Bezos. Quem é Sam Altman e como, graças à OpenAI, se tornou um dos protagonistas do momento?

Imagem do microbioma oral de um humano

Para onde foi o microbioma do cancro?

Um artigo científico publicado em 2020 prometia revolucionar o diagnóstico de cancro. Quando outras equipas não obtiveram os mesmos resultados, foram lançadas dúvidas sobre a investigação e sobre a empresa que se fundou inspirada nas conclusões.

ChatControl: como a encriptação pode estar em risco na UE… e não só

A Comissão Europeia quer que aplicações como o WhatsApp ou o Signal deixem de oferecer mensagens encriptadas, permitindo que terceiros possam ler os conteúdos das conversas. O objectivo é prevernir o abuso sexual infantil, mas podem ser as crianças a ficarem também mais expostas se os chats passarem a ser controlados. Especialistas em privacidade e direitos digitais opõem-se à proposta europeia.

Fui rage-farmed. E tu também… mas ainda não percebeste

Não somos nós, utilizadores, que decidimos onde ir, mas as redes sociais que calculam – no sentido mais matemático do termo – onde nos querem levar. E se isso pode ter um efeito prático útil, os efeitos secundários merecem mais atenção.

Emily Bender: “As linguagens humanas são mais do que a sua forma”

Professora de Linguística e responsável pelo departamento de Linguística Computacional da Universidade de Washington, Emily M. Bender é uma das referências para melhor entendermos os grandes modelos de linguagem e as principais questões ligadas às suas capacidades e utilizações.

Imagem de uma escadaria em espiral, formando quase a forma de um olho. Escadas da biblioteca Oodi em Helsínquia.

O espaço do conhecimento na sociedade da informação

Usando o espaço de forma criativa, adaptada às necessidades emergentes e explorando tendências inovadoras que as tornem mais apelativas, a biblioteca pode ter um papel centralizador no complexo mundo da informação.

GPT-4: entre a comercialização e a democratização

Para além dos resultados em termos de performance, que abordaremos mais à frente, o lançamento do GPT-4 trouxe consigo uma novidade. Pela primeira vez, alegando “o panorama competitivo e as implicações de segurança de grandes modelos de linguagem”, o artigo relatando o novo lançamento da OpenAI não aborda em detalhe a arquitectura do modelo, o hardware envolvido, as fórmulas de treino, os métodos usados, ou os dados de treino.

Disco Elysium e o colectivo ZA/UM que conquistou o gaming mas acabou conquistado

Prémios, entrevistas, um estúdio em expansão… Os fãs celebravam a grande vitória da criatividade sobre a incessante repetitividade de franchises e o fetichismo do realismo, e os criadores agradeciam publicamente a Marx e Engels na recepção dos Video Game Awards. Mas, como diz a frase tornada célebre pelo antropólogo russo Alexei Yurchak, “tudo era para sempre, até não o ser mais.”