O Shifter é uma revista com a missão de alargar os horizontes do espaço público em português. Com edição online e em papel, publica ensaios, entrevistas e outros formatos aprofundados sobre os principais temas da contemporaniedade.
Os textos publicados no Shifter são de formato longo (ensaios, entrevistas, reportagens), geralmente entre 2500-4500 palavras, ou de formato médio (ensaios curtos, crónicas, críticas, ideias), entre 1000-2000 palavras. Devem ser baseados numa pesquisa rigorosa, e inspirados por perspectivas únicas e diferenciadoras sobre questões de interesse geral. A linguagem deve ser clara e apelativa, tornando o conhecimento e as ideias compreensivas para um público alargado e fora da bolha.
O Shifter privilegia abordagens transdisciplinares, que cruzem diferentes disciplinas, incitem à reflexão e a um diálogo interseccional e inclusivo. No Shifter não avaliamos pessoas, avaliamos ideias e propostas, pelo que todos podem enviar as suas sugestões.
O processo é simples, mas não esperes que seja rápido. No Shifter prezamos a qualidade acima de tudo. Por isso, se optamos por processos simples, reconhecemos a importância do tempo na maturação das ideias.
Para propôr um artigo ao Shifter basta preencher o formulário que podes encontrar no final da página. Todas as ideias são revistas mensalmente pela equipa editorial do Shifter. Caso a ideia seja aceite, o autor é contactado por um dos elementos da equipa editorial para marcação de uma reunião preliminar para definição de todos os detalhes (extensão, prazos, pagamento, etc). Só após este momento começa o processo de escrita e edição.
No Shifter prezamos um processo de edição exigente, por isso, se queres colaborar connosco prepara-te para partilhar versões intermédias do teu trabalho e vê-lo sujeito a edição pelos editores responsáveis. Este processo garante a consistência entre os conteúdos publicados, bem como o seu rigor e profundidade. A ideia não é modificar o teu texto mas sim ajudar-te, com a nossa experiência, a torná-lo o melhor possível.
Um bom texto deve ser atual – reflectindo sobre um fenómeno que tenha implicações no presente, com referências, informações e bibliografia recente – mas intemporal, podendo ser lido em qualquer altura.
Deve ter como ponto de partida a análise de um tema, objecto, ou questão, e explorá-lo através do cruzamento de diferentes perspetivas e/ou disciplinas, culminando numa abordagem única.
Não se pode fechar em si mesmo; deve ampliar possibilidades de reflexão e debate.
Tecnologia, Inteligência Artificial, Cultura Visual, Direitos Humanos, Crise Climática, Urbanismo, Feminismos, Literatura, Design, Filosofia, Ciência, Academia, a interseção destes e outros temas entre si.
Para além destes temas, estamos à procura de artigos sobre natureza para a próxima edição física.
No Shifter remuneramos todos os conteúdos que publicamos*. A remuneração é definida em função de uma tabela pré-estabelecida e é acordada entre o Shifter e o autor do texto caso a proposta seja aceite.
*Também publicamos artigos não remunerados de autores que abdiquem do seu pagamento, nesse caso o fee é alocado a mais comissões.