Esta terça-feira, o Instagram pintou-se em tons de preto, numa mobilização que começou como um apelo da indústria da música mas depressa ganhou contornos desconexos desse ponto de partida. Várias pessoas uniram-se à hashtag #BlackoutTuesday e partilharam uma imagem quadrada de tons pretos. A manifestação foi simbólica e terá tido um impacto global, mas surgiram também algumas críticas em relação à pouca substância da acção: afinal, como podemos fazer para ajudar?
O site blacklivesmatters.carrd.co parece ajudar nesse sentido. Enquanto os feeds de redes sociais continuam a ser uma maré de informação desorganizada, permitindo seguir o que está a acontecer, o utilizador de Twitter @dehyedration decidiu criar uma plataforma online, simples, onde estão reunidas petições, protestos, fundos para doações e recursos relacionados com a onda de manifestações Black Lives Matter.
I made a carrd with all the ways to help I could find to make it even easier to do your part!! It only takes 5 seconds to help make change. #BlackLivesMatter #GeorgeFloyd https://t.co/1ohWe1ni2i
— nico (@dehyedration) May 28, 2020
Com tradução para diferentes línguas com a ajuda de outros utilizadores (também há uma versão portuguesa), o site reúne um conjunto de informação útil como um mapa dos protestos que estão marcados ou a decorrer nos vários cantos do mundo, ligações para diferentes petições que foram sendo organizadas e um conjunto de recursos; por exemplo, estão disponíveis páginas educativas sobre a história negra da América ou o que significa anti-racismo, uma bibliografia comunitária no Google Drive e um link para o site blacklivesmatter.com.
You must be logged in to post a comment.