Procurar

Pode a Inteligência Artificial imitar o nosso sentido de humor online?

Pode a Inteligência Artificial imitar o nosso sentido de humor online?

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Um gerador de memes baseado em inteligência artificial consegue dar-nos resultados bem engraçados pelo seu estilo non-sense.

Um programador, fundador de uma plataforma de alojamento de imagens chamado Imgflip, criou um gerador de texto baseado em inteligência artificial e capaz de criar memes. Na prática, esse sistema consegue pegar numa imagem que habitualmente seria um meme e adicionar-lhe um texto mais ou menos aleatório e, por isso, que não faz sentido na maior parte das vezes. Por este carácter aleatório e non-sense, os resultados podem ter muita graça.

Dylan Wenzlau é o responsável pelo Imgflip, um serviço básico de partilha de memes, GIFs e outras imagens que inundam a internet. Uma das ferramentas que o Imgflip disponibiliza é um gerador de memes, através do qual podes criar memes usando uma das imagens mais populares ou carregando uma outra, e adicionando linhas de texto.

Várias pessoas usam esse gerador, escrevendo os seus próprios textos e Dylan quis dar-lhe um twist. Pegou nos textos que os internautas habitualmente escrevem nos memes através da ferramenta do Imgflip e treinou uma rede neural com o intuito de, sozinha, desenvolver os seus próprios textos. Para tal, o programador recorreu a uma biblioteca de rede neural chamada Keras e à conhecida plataforma de aprendizagem automática TensorFlow.

O código desta experiência está disponível no GitHub, pelo que qualquer pessoa pode pegar nele e experimentar. Quem prefere uma interface final a código, pode criar os seus memes com inteligência artificial aqui. Já quem quiser saber mais detalhes técnicos, pode ler este artigo que Dylan publicou no seu Medium.

Os memes que a inteligência artificial gera não fazem grande sentido se olharmos à lógica, mas esse estilo non-sense não é estranho à própria linguagem meme. Segundo Dylan, o código não coloca regras ao texto, a não ser limites no número de caracteres.

Espreita alguns memes que criámos com esta ferramenta:

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.