Pode a Inteligência Artificial imitar o nosso sentido de humor online?

Procurar
Close this search box.

Pode a Inteligência Artificial imitar o nosso sentido de humor online?

Um gerador de memes baseado em inteligência artificial consegue dar-nos resultados bem engraçados pelo seu estilo non-sense.

Um programador, fundador de uma plataforma de alojamento de imagens chamado Imgflip, criou um gerador de texto baseado em inteligência artificial e capaz de criar memes. Na prática, esse sistema consegue pegar numa imagem que habitualmente seria um meme e adicionar-lhe um texto mais ou menos aleatório e, por isso, que não faz sentido na maior parte das vezes. Por este carácter aleatório e non-sense, os resultados podem ter muita graça.

Dylan Wenzlau é o responsável pelo Imgflip, um serviço básico de partilha de memes, GIFs e outras imagens que inundam a internet. Uma das ferramentas que o Imgflip disponibiliza é um gerador de memes, através do qual podes criar memes usando uma das imagens mais populares ou carregando uma outra, e adicionando linhas de texto.

Várias pessoas usam esse gerador, escrevendo os seus próprios textos e Dylan quis dar-lhe um twist. Pegou nos textos que os internautas habitualmente escrevem nos memes através da ferramenta do Imgflip e treinou uma rede neural com o intuito de, sozinha, desenvolver os seus próprios textos. Para tal, o programador recorreu a uma biblioteca de rede neural chamada Keras e à conhecida plataforma de aprendizagem automática TensorFlow.

O código desta experiência está disponível no GitHub, pelo que qualquer pessoa pode pegar nele e experimentar. Quem prefere uma interface final a código, pode criar os seus memes com inteligência artificial aqui. Já quem quiser saber mais detalhes técnicos, pode ler este artigo que Dylan publicou no seu Medium.

Os memes que a inteligência artificial gera não fazem grande sentido se olharmos à lógica, mas esse estilo non-sense não é estranho à própria linguagem meme. Segundo Dylan, o código não coloca regras ao texto, a não ser limites no número de caracteres.

Espreita alguns memes que criámos com esta ferramenta:

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt