Estudos cíentificos sobre Covid-19 não param de aumentar

Procurar
Close this search box.

Estudos cíentificos sobre Covid-19 não param de aumentar

A quantidade de informação científica, que habitualmente demoraria anos a gerar, surge agora com uma velocidade muito superior dos mais diversos ângulos: há estudos sobre a propagação das partículas, a estrutura do vírus, a sua duração em superfícies, o potencial clínico de diversas terapêuticas, enfim, um pouco de tudo.

Com quase todo o mundo a braços com o mesmo problema, o SARS-CoV-2, a comunidade cientifica não se faz excepção e tem dedicado muito do seu esforço à criação e publicação de novos estudos sobre este novo agente viral. Assim, a quantidade de informação científica, que habitualmente demoraria anos a gerar, surge agora com uma velocidade muito superior dos mais diversos ângulos: há estudos sobre a propagação das partículas, a estrutura do vírus, a sua duração em superfícies, o potencial clínico de diversas terapêuticas, enfim, um pouco de tudo.

A quantidade de nova informação é de tal ordem que entre as múltiplas iniciativas a que o estado geral de emergência deu origem surgiu um dashboard para acompanhar a pesquisa e publicação científica que tem sido feita – chama-se Covid-19 Primer e oferece uma visualização do que tem sido produzido nesta área, obtida através do processamento automático do que tem sido publicado online.

Neste site, podemos testemunhar a subida abrupta do número de papers que têm sido publicados tendo o Covid-19 como foco; um valor que já totaliza 4268 papers, 865 dos quais publicados na última semana. Para além disso, temos ainda acesso às palavras-chave mais utilizadas, aos tópicos mais abordados, a uma lista dos investigadores que mais tem contribuído, bem como das instituições a que pertencem, e dos papers que mais interações têm gerado.

Esta sistematização da informação dá-nos uma ideia de como se trabalha para gerar conhecimento fidedigno com evidência robusta, numa área sobre a qual pouco se conhece e contrasta com as habituais notícias que apontam estudos singulares e nem sempre bem fundamentados como grandes avanços para a área.

Tal como explicámos neste artigo, a investigação cientifica é um processo interactivo, feito de hipóteses, confirmações e refutações que demoram tempo e implicam o esforço consertado de centenas de pessoas por todo o globo, confrontando e corroborando entre si as principais descobertas.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt