Facebook revela plano para combater ‘deepfakes’ – terá resultado?

Procurar
Close this search box.
Imagem via Shifter

Facebook revela plano para combater ‘deepfakes’ – terá resultado?

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

A empresa que controla os feeds de mais de dois mil milhões de pessoas por todo o mundo anunciou esta semana que vai começar a banir conteúdos alterados digitalmente, sejam fotografias (os vulgares Photoshops), sejam vídeos (as tais deepfakes).

Novas eleições norte-americanas no horizonte adensam a discussão sobre os desafios das redes sociais. A desinformação mantém-se como um dos problemas que as redes sociais procuram resolver e, enquanto tentam, torna-se cada vez mais complexa. Se outrora o vídeo de alguém a discursar algo seria inequivocamente tomado como um acontecimento real, hoje não é bem assim – as chamadas deepfakes são um caso sério e a precisar de resposta.

O tema das deepfakes parece ainda estar a passar despercebido em Portugal, mas lá por fora já faz moça. Na China as deepfakes foram proibidas e no Facebook vão ser controladas. A empresa que controla os feeds de mais de dois mil milhões de pessoas por todo o mundo anunciou esta semana que vai começar a banir conteúdos alterados digitalmente, sejam fotografias (os vulgares Photoshops), ou vídeos (as tais deepfakes).

“Apesar de estes vídeos ainda serem raros na internet, representam um desafio significativo para a nossa indústria e sociedade à medida que o seu uso aumenta”, refere o Facebook em comunicado, lembrando que existem “razões benignas” para a alteração digital de vídeos, seja para tornar a imagem mais nítida ou áudio mais claro.

A abordagem do Facebook ao potencial crescimento das deepfakes online e em específico na sua plataforma passa por uma colaboração com a academia, governos e o resto da indústria de media. A empresa diz que tanto irá remover vídeos que tenham sido “editadas ou criadas” de “maneiras que não sejam evidentes para uma pessoa comum” e que possam levar a parecer que o sujeito desse vídeo “diz palavras que na verdade não disse”. O Facebook vai também eliminar conteúdos produzidos por inteligência artificial e que “misturem, substituem ou sobreponham conteúdo num vídeo, fazendo-o parecer autêntico”.

Conteúdo de paródia ou sátira ou um vídeo que tenha sido editado meramente para omitir ou trocar a ordem de palavras não serão abrangidos pelas novas intenções do Facebook (terá sido por esse motivo que a empresa decidiu manter um vídeo partilhado em Junho de 2019 e que, apesar deste distorcer palavras de Zuckerberg); todavia, está para perceber como irá o Facebook traçar a linha entre o que é deepfake e o que não é, ou entre o que é ou não paródia ou sátira, tendo em conta a escala planetária da empresa norte-americana.

Certo é que o Facebook diz está a investir em tecnologia que permita melhor identificar deepfakes, juntando para tal, e em diferentes projectos, investigadores, tecnológicas como a Microsoft ou empresas de media como a BBC ou a Reuters. O Facebook contará ainda com os seus parceiros de ‘fact-checking’ espalhados pelo mundo para revisão de conteúdos indevidamente classificados como deepfakes.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt