Aparelhos tecnológicos são um presente comum de se dar em época natalícia e, para que não se um presente envenenado, a Mozilla criou um guia de produtos em que os analisa do ponto de vista da privacidade. Afinal, aquele gadget vai ou não respeitar a privacidade da pessoa a quem o quero oferecer?
O guia chama-se *Privacy Not Included e este é o terceiro ano consecutivo em que a Mozilla o prepara. “Ficamos contentes por ver que tanto consumidores como empresas valorizam cada vez mais produtos que são seguros e privados”, escreve a Mozilla, a organização sem fins lucrativos, responsável pelo browser Firefox, e que tem como missão ‘garantir que a internet é um recurso global público, aberto e acessível a todos’.
O ‘guia de compras’ da Mozilla analisa produtos tecnológicos que se conectam à internet quanto à encriptação que oferecem, à disponibilidade de actualizações de software, à protecção de passwords, às vulnerabilidades de segurança e às políticas de privacidade. Organizados por categorias, a Mozilla lista um total de 76 produtos, seleccionados por serem populares entre as escolhas de consumo nesta época natalícia, e analisou cada um deles tendo por base uma metodologia objectiva.
O guia pode ser encontrado aqui. Podemos, por exemplo, descobrir que a Nintendo Switch é uma consola segura porque usa sistemas de encriptação e recebe actualizações de segurança frequentemente, tal como os AirPods da Apple, que se ligam ao smartphone por Bluetooth seguro.
You must be logged in to post a comment.