Daniel pergunta a pessoas como trabalham e publica as respostas num site inspirador

Procurar
Close this search box.

Daniel pergunta a pessoas como trabalham e publica as respostas num site inspirador

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Use This pode ser uma fonte de inspiração para quem procure tornar o seu dia-a-dia laboral mais produtivo ou diferente de algum modo.

Daniel Bogan é um programador web australiano e criou o Uses This. Descrito pelo próprio como um site para ‘nerds’, o Use This é uma colectânea online de mais de mil entrevistas sobre como pessoas de diferentes profissões e contextos trabalham – o que fazem, que ferramentas utilizam (hardware e software) e qual o seu ambiente de trabalho ideal.

Daniel acrescenta duas entrevistas por semana (às terças e às quintas) ao portal, que pretende servir de repositório de inspiração a qualquer pessoa que se sinta pouco produtiva ou acredite que pode melhorar o seu dia-a-dia laboral de algum modo. E sugestões de individualidades a entrevistar são sempre bem-vindas, apesar de a lista de  espera ser já “muito, muito (muito) longa” – como o próprio confessa nas FAQs.

Com um logo desenhado pela artista Sophia Garcias, o Use This é uma plataforma de acesso gratuito e que inclusive está disponível em open source no GitHubassim, se alguém quiser criar “o seu próprio User This”, poderá fazê-lo utilizando o código disponibilizado por Daniel.

O nerd australiano faz sempre as mesmas quatro perguntas a cada entrevistado, o que lhe facilita a produção das entrevistas e a regularidade do projecto:

  1. Quem és e o que fazes?
  2. Que hardware usas?
  3. E que software?
  4. Quando o teu ambiente de trabalho ideal?

Entre os entrevistas, encontras programadores, escritores, jornalistas, críticos, ilustradores, músicos, artistas, investigadores, fundadores de empresas… Caso aches interessante apoiar o trabalho de Daniel, podes fazê-lo através da sua página no Patreon. Se aquilo que procuras é apenas inspiração, então aproveita e dá um salto ao Use This.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt