O primeiro insecto ‘influencer’ chegou ao Instagram por uma boa causa

Procurar
Close this search box.

O primeiro insecto ‘influencer’ chegou ao Instagram por uma boa causa

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

As suas fotografias são dignas dos melhores influenciadores digitais e acompanham as tendências que reinam no Instagram.

Aqui no Shifter já demos conta da importância que as abelhas têm para a manutenção do equilibrio dos ecossistemas e, para além disso, de algumas iniciativas que visam sensibilizar para esta causa, noeadamente a criação do Dia Mundial da Abelha. Agora, apresentamos-te mais um desses projectos. A @bee_nfluencer.

A @bee_nfluencer é o primeiro insecto a chegar ao Instagram, depois de há bem pouco tempo um ovo ter batido todos os recordes. Contudo, e como o nome indica, esta abelha não tem um perfil de utilizador comum nem replica a mesma fotografia infinitamente. Em vez disso, tem um mural digno de uma verdadeira influencer – tornando-se assim, muito provavelmente, o primeiro insecto influencer do mundo.

A conta surge numa parceira entre a BeeFund e a Foundation De France, e pretende, através de uma abordagem criativa, sensibilizar os utilizadores desta rede social (tantas vezes mal afamada) para a importância da preservação deste insecto também ele geralmente mal visto – especialmente pela sua tendência para picar humanos.

Criada há 27 semanas, em Abril deste ano, tem sido nos últimos tempos que esta influencer tem visto a sua popularidade subir, sobretudo quando começou a mostrar mais sobre a sua vida, contando agora com um total de 156 mil seguidores. As suas fotografias são dignas dos melhores influenciadores digitais e acompanham as tendências que reinam no Instagram, ao ponto de até ter “experimentado” a FaceApp, ter jogado uma partida de basquetebol no famoso campo de Pigalle e participado nas manifestações estudantis pelo clima.

Para além disso, o seu dia-a-dia também é pontualmente retratado com exímias montagens a colocar a pequena abelha em situações caricatas e muito comuns de encontrarmos no Instagram de influencers reais, como num banho de espuma, à secretária ou a experimentar um novo chapéu. Através das Stories, a conta faz ainda algum trabalho de esclarecimento em francês e inglês para quem quiser saber mais sobre a iniciativa e as suas motivações.

Tal como como no caso dos influencers reais, esta pequena abelha espera agora por marcas que queiram usar o seu alcance para comunicar com uma audiência, angariando assim dinheiro para a importante causa de preservação desta espécie tão importante para o equilíbrio da vida como conhecemos.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt