A evolução do riso online num belíssimo ensaio visual

Procurar
Close this search box.

A evolução do riso online num belíssimo ensaio visual

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Este trabalho do The Pudding pode parecer simples ou fútil mas é profundamente revelador da evolução da linguagem online.

Depois do mais natural ahah (ou haha), com a chegada em força da internet rapidamente todos os utilizadores foram adoptando um dos mais famosos neologismos online, o LOL. Acrónimo da expressão “Laughing Out Loud”, estas três pequenas letras (que nem todos os que usam saberão ao certo o que significam) foram tornando-se uma espécie de ícone do riso e ganhando outras formas – que, bem vistas as coisas, nem fazem sentido (a replicação dos O destrói o sentido do acrónimo original).

Contudo, com o evoluir dos tempos e a chegada de mais pessoas, de diferentes partes do mundo e diversas gerações à internet, os atalhos para rir online foram-se diversificando. Surgiram as versões do mundo do gaming como o rofl ou o lulz, das sub-culturas da internet como o lmao, as expressões mais locais como o jajajaja ou rsrsrs, e perdeu-se um pouco o fio à meada. Agora a revista The Pudding, especialista em ensaios visuais, quer dar-nos uma visão ampla sobre esta realidade e numa série de três artigos ajuda-nos a mapear a evolução do riso online.

No primeiro artigo, o mais interactivo, somos convidados a fazer corresponder algumas expressões que nos são familiares com o grau de riso a que correspondem na vida real para, como diz na página, os dados se transformem em ciência casual. A ideia deste ensaio é perceber qual a expressão que continua a traduzir o riso mais genuíno e quais as que se transformam, por exemplo, em formas de agressão passivo-agressivas. Depois de participares no estudo – ou antes se não te quiseres dar ao trabalho –, podes ver os resultados desta experiência colectiva e deixar-te surpreender. Nota para o facto de alguns resultados poderem ser mais realistas para comunidades mais geek ou, simplesmente, na língua inglesa, como a expressão ded ou mesmo os já mencionados rofl ou lmao.

O segundo trabalho traça uma evolução cronológica do riso online e mostra como o LOL se tornou na expressão dominante desta sensação ao longo dos anos. Se no princípio ainda dividia os louros de forma mais ou menos equitativa hoje é o rei absoluto. Como é escrito, um em cada 54 comentários no Reddit tem esta expressão.

O terceiro artigo divide-se em dois gráficos e mostra a prevalência actual de cada tipo de riso; o primeiro mostra a percentagem de utilização de cada variação do LOL, do haha ou dos acrónimos lmao e rof; e o segundo a percentagem de utilização de letras maiúsculas em cada uma das utilizações das expressões de riso.

O trabalho pode parecer simples ou fútil mas é profundamente revelador da evolução da linguagem online. Através de gráficos com um visual muito apelativo e com algum grau de interactividade, podemos perceber como a a expressão de um simples LOL foi ganhando vários significados com o passar do tempo, e como outras expressões de riso foram ganhando o seu espaço no mundo online. Um artigo essencial para quem gosta de uma boa trivia sobre cultura da internet, capaz de te deixar a pensar até sobre a forma como te ris digitalmente.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt