O desafio chama-se NaNoWriMo. Porquê? Trata-se de uma sigla para o que na língua inglesa é o National Novel Writing Month. A iniciativa tem mais de 20 anos, realiza-se desde 1999 em Novembro e serve para que todos os aspirantes a escritor tenham uma motivação extra para escrever todos os dias. Detalhe interessante (e importante), em Português “novel” traduz-se como “romance” e não como “novela”.
Chamemos-lhe uma maratona de um mês:
Desafios mensais com origem na internet e nas redes sociais há muitos, com o “Inktober”, para pintar e desenhar durante os 31 dias de Outubro, ou outros desafios mais relacionados com a saúde, como o “Sober September” para promover a abstinência de bebidas alcoólicas por um mês completo. No Shifter até já vos apresentámos outros relacionados com escrita, como o Morning Pages, que te convida a despejar a cabeça para o papel todas as manhãs em 750 palavras, deixando espaço para o que realmente importa.
Quanto ao NaNoWriMo, achámos que era daquelas tradições que valia a pena adoptar, porque tudo o que for para incentivar hábitos criativos e saudáveis merece ser celebrado. Mais concretamente, este desafio apela a todos os potenciais escritores com estórias para contar mas a precisar de um empurrão. Eis as regras:
- Começa às 00h00 do dia 31 de Outubro para 1 de Novembro e termina às 23h59 do dia 30 de Novembro (hora local).
- Ninguém pode começar antes e o desafio acaba exatamente 30 dias após o começo mencionado.
- Os romances têm de ter um mínimo de 50 000 palavras antes do fim de Novembro para poderem vencer o desafio. Podem ser as 50 000 palavras de uma novela completa ou do início de uma novela.
- Planeamento e notas são permitidas, mas nenhum material pode ser inserido no corpo do romance antes do 1º de Novembro.
- Os romances dos participantes podem ter qualquer tema, tipo de ficção ou linguagem. Tudo, desde “fanfiction”, que usa personagens criadas por outros, poemas épicos e até metaficção (romance onde o objectivo é lembrar o leitor que está sempre na presença de uma obra de ficção); de acordo com as perguntas/respostas frequentes, “Se acreditas que estás a escrever um romance, nós acreditamos que estás a escrever um romance.”
Há mais regras, sugestões e recursos no site oficial. A plataforma providencia as ferramentas, a estrutura, a comunidade e o encorajamento necessários para ajudar os autores. Desde o início, 46% dos participantes completaram o desafio das 50 000 palavras.
Aceitas o desafio? Se estiveres interessado em participar envia-nos um e-mail para NaNoWriMo@shifter.pt com o assunto “NaNoWriMo: Eu aceito”, se juntarmos um número de participantes considerável pode ser que tenham uma surpresa nos próximos dias.
Os seis memorandos de Italo Calvino para os escritores deste milénio