Festival de podcasts que vai acontecer no Chiado já tem programa

Procurar
Close this search box.

Festival de podcasts que vai acontecer no Chiado já tem programa

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Festival Podes vai decorrer ao longo do dia 9 de Novembro no Chiado, em Lisboa.

Já foram divulgados os podcasts que vão estar presentes no Festival Podes, o primeiro festival de podcasts em Portugal, assim como os temas que serão debatidos em painéis. As sessões todas serão gratuitas e as reservas podem ser feitas aqui.

Ao todo, entre os podcasts ao vivo e os painéis de discussão, serão 10 sessões diferentes, que vão ter lugar na Fnac Chiado, na Fabrica Features Lisboa e na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, tudo na zona do Chiado. O programa fica completo com os workshops e a cerimónia de entrega de prémios na Câmara Municipal de Lisboa, no edifício dos Paços do Concelho.

A programação inclui podcasts de política, de humor, de sociedade e de entrevistas, e discussões sobre o estado dos podcasts em Portugal, o fenómeno dos podcasts de futebol e a diversidade de vozes, ou falta dela, no meio.

Podcasts ao vivo

A oportunidade de assistir à gravação de podcasts ao vivo é uma experiência central num festival de podcasts. Na edição de 2019, o objectivo é trazer diversidade ao programa, tentando apelar a diferentes tipos de público numa programação paralela nos três locais que alojam o festival, dando também visibilidade a alguns dos melhores podcasts portugueses da actualidade. 

  • Cada Um Sabe de Si – 19h00, Faculdade Belas Artes – O podcast cabeça-de-cartaz do Podes 2019 é uma produção da Rádio Comercial mas não passa na rádio. É um exemplo da aposta que alguns grupos de média estão a fazer no meio e tem milhares de seguidores.
  • O Fred e a Inês Falam de Coisas – 14h30, Fabrica Features Lisboa – Dois amigos do Porto que falam sobre a sociedade, o país e a actualidade, numa conversa informal e íntima que já conquistou milhares de seguidores na comunidade apertada que construíram em todo o país.
  • Poder Público – 14h30, Fórum FNAC Chiado – A actualidade política está também presente, trazida pela secção de política do PÚBLICO. Um debate político de verdade com Ana Sá Lopes, Helena Pereira, São José Almeida e Sónia Sapage.
  • Fumaça – 16h00, Fabrica Features Lisboa – Um fenómeno nos podcasts nacionais, que rapidamente se transformou numa referência na informação em Portugal, assumindo-se como um projecto dissidente e independente, onde se fala sobre a sociedade com quem quer falar sobre ela.
  • Sozinho em Casa – 16h00, Faculdade de Belas Artes – O Guilherme Geirinhas não precisa de apresentação para milhares de seguidores que encontra em tudo o que faz, e quando estreou o podcast no final de 2018 subiu imediatamente ao top dos podcasts e de nunca lá saiu. O Guilherme começou o podcast quando passou a viver sozinho e é um excelente representante dos podcasts de humoristas em Portugal.
  • A Beleza das Pequenas Coisas – 17h30, Fabrica Features Lisboa – A entrevista é um formato comum em podcasts, porque oferece conteúdo novo e apelativo a cada episódio, e cada convidado é uma nova aventura. A Beleza das Pequenas Coisas é um podcast do Expresso que trará essa dimensão ao Podes, com a certeza de que o entrevistado é sempre alguém fascinante e de relevo em Portugal.
  • Perguntar Não Ofende – 17h30, Faculdade de Belas Artes – O podcast de Daniel Oliveira, que já viu convidados tão ilustres como o presidente da República ou o Primeiro Ministro, é um exemplo perfeito da mais valia que o meio pode trazer à discussão política, independente e consciente.

Painéis

A discussão e o debate só beneficiam um meio em  desenvolvimento como são os podcasts em Portugal. No Festival Podes haverá também lugar para conversas temáticas, e este ano foram eleitos 3 temas de relevância especial.

  • Portcasts – 14h30, Faculdade de Belas Artes – Uma palestra sobre o estado dos podcasts em Portugal, apresentada pelo investigador e jornalista Ruben Martins, seguida de uma conversa sobre a história e a prática do meio em Portugal. Moderado por Márcio Barcelos.
  • Deixa Ouvir a Bola – 16h00, Fórum Fnac Chiado – Uma discussão sobre podcasts de futebol, o que trazem de novo, quem os cria e com que motivação, e que impacto têm no panorama mediático de desporto em Portugal. Moderado por Marco Vaza.
  • Mais Vozes – 17h30, Fórum Fnac Chiado – Uma conversa sobre vozes diversas nos podcasts em Portugal, a importância da representação, as dificuldades encontradas nessa área e potenciais soluções para abrir o meio a novas vozes e a novos públicos. Moderado por Aline Flor.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt