? ❤️ ?: estes são os emojis mais usados mundialmente, revela Unicode

Procurar
Close this search box.

? ❤️ ?: estes são os emojis mais usados mundialmente, revela Unicode

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Unicode Consortium diz que tem estado a juntar informação sobre a frequência com que os vários emojis são usados e prevê disponibilizar essa informação ao público.

Os emojis que tens no teclado do teu telefone são introduzidos pela fabricante do teu equipamento (Apple/ iOS ou Google/ Android) ou pela dona do serviço que estás a usar (Twitter e o Facebook, por exemplo, desenharam os seus próprios bonecos).

Mas há um consórcio – o Unicode Consortium – que uniformiza os emojis, determinando quais existem e que novos emojis são lançados a cada versão (estamos na 12.1 actualmente).

Como é que o Unicode Consortium decide os novos emojis? O consórcio recebe propostas de grupos independentes e também das tecnológicas como a Apple, mas como explicou recentemente tem em conta dados dos utilizadores, isto é, como utilizamos os emojis já existentes.

O Unicode Consortium diz que tem estado a juntar informação sobre a frequência com que os vários emojis são usados e prevê disponibilizar essa informação ao público; por agora, lançou este gráfico (em cima).

Os emojis mais usados são o ? (usado 9,9% das vezes) e o ❤️ (6,6%), seguidos do ? (4,2%) e do ? (3,2%); logo depois estão estes: ? ? ? ? ?. A análise completa está aqui.

Está a chegar o emoji do período. Porque é que isto importa?

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt