Concurso mundial vai premiar melhores fotografias de monumentos para a Wikipédia

Procurar
Close this search box.
As fotografias vencedoras das edições anteriores do concurso (via Wikimedia Commons)

Concurso mundial vai premiar melhores fotografias de monumentos para a Wikipédia

O objectivo é angariar fotografias do património edificado em todo mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos.

A Wikimedia Portugal volta a organizar este Setembro, juntamente com organizações de todo o mundo, o maior concurso mundial de fotografia. O objectivo é angariar fotografias do património edificado em todo mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos nos projetos Wikimedia e possam ilustrar os respetivos artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como servir outros fins educativos.

O concurso teve a sua primeira edição em 2010 apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de 12 500 fotografias de 8 000 monumentos. Em 2011, o concurso a nível europeu contou com a participação de Portugal, com mais de 16 000 fotos de monumentos portugueses a concurso. Desde então, o projecto ajudou a recolher informação sobre 1,5 milhões de monumentos, em 76 competições nacionais, com mais de 1,7 milhões de imagens carregadas por cerca de 60 000 participantes, somando-se a todo o conhecimento humano já recolhido na Wikipédia.

Este ano a ação estende-se por mais de 40 países aderentes de todo o mundo, e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são selecionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase selecionam-se os vencedores entre os melhores de cada país.

As fotos devem ser da autoria dos concorrentes e poderão ser submetidas entre 1 a 30 de Setembro de 2019 através do site wikilovesmonuments.org.pt. Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, havendo prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 425, 225 e 125 euros, respectivamente, ficando ainda habilitado a um prémio caso submeta o maior número de imagens de monumentos diferentes que ainda não estejam representados no Wikimedia Commons. Poderá ainda concorrer à categoria de Melhor Fotografia de um Monumento da Antiguidade Clássica.

“Temos um património riquíssimo em Portugal que está ainda pouco visível na Wikipédia, na internet em geral, e mesmo na vida das pessoas”, diz Gonçalo Themudo, presidente da Wikimedia Portugal e um dos coordenadores da iniciativa. “Queremos com este concurso incentivar todos a sair de casa, ficar a conhecer ou redescobrir os monumentos das suas cidades, vilas e aldeias, e dá-lo a conhecer a todo o mundo. Este esforço na recolha de informações digitais é mesmo uma das recomendações incluída no Plano de Trabalho para a Cultura 2019-2022, emitido pelo Ministério Europeu da Cultura em Novembro passado, na sequência do Ano Europeu do Património.”

Podes começar já a reunir as fotos (incluindo as que já tiraste há uns anos!) ou a usufruir do bom tempo para passear, fotografar e habilitar-se a prémios monumentais.

A Wikimedia Portugal (WMPT) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento livre em Portugal através dos projetos mantidos pela Wikimedia Foundation, nomeadamente a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia, um dos sites mais visitados em todo o mundo, do repositório de imagens Wikimedia Commons, e da base de dados estruturados Wikidata.

As fotos vencedoras das edições anteriores

Mesquita Sheikh Lotfollah, Irão, 2018 (via Wikimedia Commons)
Templo Kandoba, Índia, 2017 (via Wikimedia Commons)
Entrada da Corte Regional, Alemanha, 2016 (via Wikimedia Commons)
Farol de Westerheversand, Alemanha, 2015 (via Wikimedia Commons)
Mosteiro das Montanhas Santas, Ucrânia, 2014 (via Wikimedia Commons)
Viaduto Wiesen, Suíça, 2013 (via Wikimedia Commons)

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt