A Wikimedia Portugal volta a organizar este Setembro, juntamente com organizações de todo o mundo, o maior concurso mundial de fotografia. O objectivo é angariar fotografias do património edificado em todo mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos nos projetos Wikimedia e possam ilustrar os respetivos artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como servir outros fins educativos.
O concurso teve a sua primeira edição em 2010 apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de 12 500 fotografias de 8 000 monumentos. Em 2011, o concurso a nível europeu contou com a participação de Portugal, com mais de 16 000 fotos de monumentos portugueses a concurso. Desde então, o projecto ajudou a recolher informação sobre 1,5 milhões de monumentos, em 76 competições nacionais, com mais de 1,7 milhões de imagens carregadas por cerca de 60 000 participantes, somando-se a todo o conhecimento humano já recolhido na Wikipédia.
Este ano a ação estende-se por mais de 40 países aderentes de todo o mundo, e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são selecionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase selecionam-se os vencedores entre os melhores de cada país.
As fotos devem ser da autoria dos concorrentes e poderão ser submetidas entre 1 a 30 de Setembro de 2019 através do site wikilovesmonuments.org.pt. Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, havendo prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 425, 225 e 125 euros, respectivamente, ficando ainda habilitado a um prémio caso submeta o maior número de imagens de monumentos diferentes que ainda não estejam representados no Wikimedia Commons. Poderá ainda concorrer à categoria de Melhor Fotografia de um Monumento da Antiguidade Clássica.
“Temos um património riquíssimo em Portugal que está ainda pouco visível na Wikipédia, na internet em geral, e mesmo na vida das pessoas”, diz Gonçalo Themudo, presidente da Wikimedia Portugal e um dos coordenadores da iniciativa. “Queremos com este concurso incentivar todos a sair de casa, ficar a conhecer ou redescobrir os monumentos das suas cidades, vilas e aldeias, e dá-lo a conhecer a todo o mundo. Este esforço na recolha de informações digitais é mesmo uma das recomendações incluída no Plano de Trabalho para a Cultura 2019-2022, emitido pelo Ministério Europeu da Cultura em Novembro passado, na sequência do Ano Europeu do Património.”
Podes começar já a reunir as fotos (incluindo as que já tiraste há uns anos!) ou a usufruir do bom tempo para passear, fotografar e habilitar-se a prémios monumentais.
A Wikimedia Portugal (WMPT) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento livre em Portugal através dos projetos mantidos pela Wikimedia Foundation, nomeadamente a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia, um dos sites mais visitados em todo o mundo, do repositório de imagens Wikimedia Commons, e da base de dados estruturados Wikidata.
You must be logged in to post a comment.