Adeptos do Lyon revoltam-se com exigência chinesa e gritam “Free Tibet”

Procurar
Close this search box.
Foto de @Olimas99/Twitter

Adeptos do Lyon revoltam-se com exigência chinesa e gritam “Free Tibet”

O jogo entre Lyon e Nantes fora agendado para as 13h30 de domingo para ser emitido na China e a claque do Lyon decidiu subverter a exigência chinesa exibindo aquilo que muito provavelmente o estado chinês não quereria.

A alteração dos horários de jogo de futebol para que possam agradar, em directo, a imensidão de público chinesa (que está de olhos postos nas ligas europeias) é uma tendência cada vez mais comum.

O fenómeno já gerou algumas reacções, por exemplo, em Espanha, com os adeptos a mostrarem-se críticos da mudança de horário por uma questão puramente financeira, mas agora a contestação apresentou-se com uma nova face, subversiva e política, revelada pelos adeptos franceses do Lyon.

O jogo entre Lyon e Nantes foi agendado para as 13h30 de domingo pelos motivos que acima referimos – para ser emitido na China – e a claque do Lyon decidiu subverter a exigência chinesa exibindo aquilo que muito provavelmente o estado chinês não quereria.

Ainda antes do apito inicial, a claque o Lyon encetou uma coreografia que preencheu com as cores do Tibete uma das bancadas do estádio, erguendo também uma faixa que dizia em letras garrafais “Free Tibet” (“Libertem Tibete”).

Embora o Tibete não seja o conflito mais activo no momento para o regime chinês é um dos que politicamente são mais simbólicos; assim, é provável que o regime chinês obrigue a federação francesa a tomar medidas de contenção e prevenção deste tipo de manifestações, caso queira manter os contratos de transmissão.

Quanto aos próximos passos dos adeptos, eles são incertos mas este é mais um caso paradigmático em que se testemunha o cruzamento de universos entre o futebol, o capital e a política, com os adeptos do Lyon a demonstrar a sua posição face à estratégia da Ligue 1.

https://shifter.sapo.pt/2019/09/big-five-futebol-europa/

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt