As séries portuguesas que são adaptações de estrangeiras (e que se calhar não sabias)

Procurar
Close this search box.

As séries portuguesas que são adaptações de estrangeiras (e que se calhar não sabias)

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Das sitcoms norte-americanas dos 1960 ao melhor da britcom, passando pelas séries espanholas, a história da ficção televisiva nacional está recheada de adaptações de formatos em língua estrangeira.

Nos anos 1990 e inícios de 2000 foram muitas as séries estrangeiras a serem adaptadas para a televisão nacional e algumas, como Médico de Família ou Conta-me Como Foi, marcaram mesmo de uma forma inquestionável o panorama televisivo português.

Das sitcoms norte-americanas dos 1960 ao melhor da britcom, passando pelas séries espanholas, a história da ficção televisiva nacional está recheada de adaptações de formatos em língua estrangeira, que para muitos foram uma oportunidade de conhecer obras e pontos de vista diferentes que de outra forma muitas pessoas não iriam conhecer.

Neste vídeo,r n percorremos a história dessas adaptações, do final do século XX até à actualidade.

(Nota: este vídeo é da autoria de J.B. Martins e foi produzido para o canal de cinema Cineblog no YouTube, e é aqui partilhado com a devida autorização.)

Índice

  • Cineblog

    Canal de cinema a 24fps que não necessita de óculos 3D. O CINEBLOG nasceu como um blogue de cinema português em 2003, criado por J.B.Martins, mas deu recentemente o salto para o YouTube. É um projeto pessoal totalmente independente movido apenas pela paixão pelo cinema, que pretende pensar e refletir sobre a sétima arte.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt