Que tipo de criativo és? Descobre neste animado quiz da Adobe

Procurar
Close this search box.

Que tipo de criativo és? Descobre neste animado quiz da Adobe

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

A Adobe lançou um divertido teste com oito tipos diferentes de criativos. Encontra o mais parecido contigo.

Inspirado na ideia de que os criativos têm tendência a “conter extremos contraditórios”, como afirma o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o teste apresenta um design e gráficos de alto-nível. Segundo o site Core77, o objetivo é revelar a personalidade criativa de cada pessoa, mas os resultados podem ser incertos. O tipo de criativo que calhar hoje pode não ser o mesmo que te irá calhar se fizeres o teste um mês depois.

O teste tem duas opções de resposta para cada pergunta e é composto por quinze perguntas inspiradas em testes de personalidade já existentes, como os de Myers-Briggs e Jungiano. “Numa última análise, todo o criativo tem um pouco de cada um destes tipos dentro dele”, diz Carolyn Gregoire, quem desenvolveu o teste e co-autora do livro Wired to Create: Unraveling the Mysteries of the Creative Mind.

A agência criativa Anyways, localizada em Londres, ficou encarregue de transformar o teste numa experiência digital divertida. Em conjunto com Isabel + Helen, criaram uma série de vídeos curtos que surgem após cada pergunta de forma a representar visualmente a resposta. O artista de 3D Anton Hjertstedt foi o responsável pelas personagens que representam cada tipo de criativo, de forma a que capturassem as diferentes energias de cada personalidade de uma maneira divertida.

Um exemplo do género de perguntas é esta: “As atualizações estão prontas para instalar: 1) Reinicie agora ou 2) Lembre-me amanhã”. Gregoire explica que “o conceito é que uma pessoa orientada para a ação prefere concentrar-se e fazer as coisas imediatamente, enquanto alguém mais orientado para ideias tem mais probabilidade de procrastinar e adiar as coisas.”

Descobre o tipo de criativo que és agora mesmo.

(Artigo redigido com o novo AO)

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt