Uma câmara apontada ao mundo para que te possas concentrar no teu telemóvel

Procurar
Close this search box.

Uma câmara apontada ao mundo para que te possas concentrar no teu telemóvel

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Não existe mas podia existir.

Desculpa o sensacionalismo no título mas nada disto funcionava se não fosse assim. A verdade é que a câmara a que nos referimos não existe na realidade; contudo, o seu conceito está tão bem (ironicamente) desenvolvido que parece real ou com potencial para tal.

Chama-se Lookout e é apresentada no vídeo promocional como uma câmara que olhar para cima para que possas continuar a olhar para baixo, para o telemóvel. No vídeo criado pelo designer Alex Cornell, a narrativa está tão próxima daquilo que nos habituámos a ver em anúncios sobre tecnologia que toda a invenção se torna credível.

Por um lado, o trabalho de Cornell despoleta uma reflexão pertinente sobre a nossa crescente adição tecnológica, algo que já foi explorado em vários meios e suportes – como a faixa do passeio para quem anda com telemóvel; por outro, o trabalho do designer californiano também levanta uma importante questão sobre a forma como tendemos a aceitar com relativa confiança as mensagens publicitárias a produtos/serviços que obedeçam a uma certa estrutura onde o benefício é apresentado mesmo que, pensando bem, possa não servir para nada. Ou servir para algo fútil.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt