Desculpa o sensacionalismo no título mas nada disto funcionava se não fosse assim. A verdade é que a câmara a que nos referimos não existe na realidade; contudo, o seu conceito está tão bem (ironicamente) desenvolvido que parece real ou com potencial para tal.
Chama-se Lookout e é apresentada no vídeo promocional como uma câmara que olhar para cima para que possas continuar a olhar para baixo, para o telemóvel. No vídeo criado pelo designer Alex Cornell, a narrativa está tão próxima daquilo que nos habituámos a ver em anúncios sobre tecnologia que toda a invenção se torna credível.
Por um lado, o trabalho de Cornell despoleta uma reflexão pertinente sobre a nossa crescente adição tecnológica, algo que já foi explorado em vários meios e suportes – como a faixa do passeio para quem anda com telemóvel; por outro, o trabalho do designer californiano também levanta uma importante questão sobre a forma como tendemos a aceitar com relativa confiança as mensagens publicitárias a produtos/serviços que obedeçam a uma certa estrutura onde o benefício é apresentado mesmo que, pensando bem, possa não servir para nada. Ou servir para algo fútil.
You must be logged in to post a comment.