Investigadores criam câmara que captura imagens a 45 km de distância

Procurar
Close this search box.

Investigadores criam câmara que captura imagens a 45 km de distância

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Esta técnica permite capturar imagens mesmo por entre nevoeiro e poluição.

Conseguir capturar luz suficiente numa fotografia a uma longa distância é complicado. E se juntarmos a isto as distorções introduzidas pela atmosfera, tipo a poluição, uma imagem pode mesmo ficar arruinada.

Zheng-Ping Li e colegas da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em Xangai, conseguiram fotografar sujeitos até 45 km de distancia, mesmo num ambiente urbano com muita poluição.

A equipa montou a nova câmara no 20º andar de um prédio na Ilha Chongming, em Xangai, e apontou para o Edifício de Aviação Civil de Pudong, do outro lado do rio, a cerca de 45 km de distância. Produziu imagens com uma resolução espacial de cerca de 60 cm, o que seria impossível com os meios tradicionais.

A técnica utiliza detetores de fotões combinados com um algoritmo de criação de imagens exclusivo para obter imagens de resolução super-alta. Esta técnica ilumina o sujeito com luz laser e cria uma imagem a partir da luz refletida. Desta forma, qualquer fotão indesejado pode ser ignorado, reduzindo o ruído de outras partes do ambiente.

Os investigadores enviam e recebem estes fotões através de um telescópio astronómico com abertura de 280 mm. Assim, têm a possibilidade de criar imagens bidimensionais e, alterando os intervalos de disparo, conseguem construir uma imagem em 3D.

A investigação foi publicada na revista científica da Universidade.

(Artigo redigido com o novo AO)

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt