“Burnout” na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

Procurar
Close this search box.
Foto de Joshua Rawson-Harris via Unsplash

“Burnout” na lista de doenças da Organização Mundial da Saúde

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

Foi atualizada a lista de doenças da Organização Mundial da Saúde.

Acontece mais vezes do que se calhar podemos pensar e consiste no esgotamento físico, mental e psíquico de alguém, normalmente associado ao stress no trabalho. “Burnout” , conhecido também como síndrome de esgotamento profissional, passou a constar na lista das doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No passado sábado (25 de maio), o termo foi aprovado na lista Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS como um problema associado ao emprego e também desemprego. A aprovação da 11ª revisão desta lista aconteceu durante a 72ª assembleia da OMS em Genebra, Suíça.

Assim, pela primeira vez, o “burnout” é oficialmente considerado uma doença, como refere Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS. Porém, na 10ª revisão da CID já estava no capítulo “fatores que influenciam o estado de saúde ou o contacto com os serviços de saúde”, que inclui razões para contactar os serviços de saúde que não são consideradas doenças, esclarece Alison Brunier do departamento de comunicação da OMS.

A revisão da CID tem como objetivo padronizar a codificação das doenças e outros problemas relacionados com a saúde. A 11ª versão da CID está disponibilizada em formato eletrónico e pode ser incorporada em aplicações eletrónicas de saúde e sistemas de informação, de forma a melhorar a acessibilidade do documento.

Na lista, também estão incluídos os “distúrbios com videojogos” e o comportamento sexual compulsivo classificados como transtornos mentais. O transgenderismo mudou-se para o capítulo das  “perturbações relacionadas com a saúde mental”, ao invés da classificação anterior como transtorno mental. A 11ª revisão da CID entrará em vigor a 2022, sendo que a versão anterior corresponde ao início de 1990.

https://shifter.sapo.pt/2018/06/burnout-stress-trabalho/

(Artigo redigido com o novo AO)

Índice

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt