Uma breve história dos videojogos portugueses: da disquete ao CD-ROM

Uma breve história dos videojogos portugueses: da disquete ao CD-ROM

11 Abril, 2019 /

Índice do Artigo:

Depois da febre do ZX Spectrum, os programadores portugueses tiveram de se adaptar a uma nova era.

Nos anos 1980, em Portugal, criaram-se centenas de jogos para o ZX Spectrum. A plataforma tornou-se incrivelmente popular e alguns dos jogos nacionais mais emblemáticos nasceram nessa altura. Mas com o virar da década e o aparecimento de máquinas mais interessantes, o Spectrum começou a ficar para trás nas preferências dos programadores.

Como continuava a não existir uma indústria de videojogos portugueses, a imprensa especializada teve um papel muito importante na produção e divulgação dos jogos nacionais, primeiro através da Spooler, anos mais tarde da Mega Score. Mas houve ainda espaço para algumas experiências comerciais, como o Gambys ou o Portugal 1111 e muitos jogos educativos.

Neste vídeo, viajamos até aos anos 1990 para perceber o que foi feito por cá no mundo dos videojogos.

(Nota: este vídeo é da autoria de J.B. Martins e foi produzido para o canal de cinema Cineblog no YouTube, e é aqui partilhado com a devida autorização.)

Autor:
11 Abril, 2019

Canal de cinema a 24fps que não necessita de óculos 3D. O CINEBLOG nasceu como um blogue de cinema português em 2003, criado por J.B.Martins, mas deu recentemente o salto para o YouTube. É um projeto pessoal totalmente independente movido apenas pela paixão pelo cinema, que pretende pensar e refletir sobre a sétima arte.

Ver todos os artigos
Partilha este artigo:
Recebe os conteúdos do Shifter, semanalmente no teu e-mail.
Partilha este artigo:

Outros artigos de que podes gostar:

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.