Change A View: quando uma comunidade do Reddit ganha vida própria

Procurar
Close this search box.

Change A View: quando uma comunidade do Reddit ganha vida própria

O r/ChangeMyView começou em 2013 com uma conjunto de regras muito simples; em seis anos a comunidade cresceu, tal como o seu mentor, agora muda-se para um domínio próprio.

Tudo começou quando Kal Turnbull tinha 17 anos e começou a explorar a internet. Como qualquer jovem da sua idade, começava a interessar-se por temas mais sérios e navegava à procura de um porto seguro para debater as suas ideias, até que percebeu que um sítio para discutir de modo sereno online é como um oásis, uma miragem.

Contudo, Turnbull não desistiu do seu objectivo. Convicto de que a internet estaria a falhar num ponto fundamental como fornecer um espaço para a discussão saudável, o jovem escocês recorreu a um dos maiores fóruns para sozinho pôr mãos à obra na sua criação. Foi assim que nasceu o r/ChangeMyView, um dos sub-reddits mais conceituados e elogiados da gigante plataforma Reddit.

O r/ChangeMyView começou em 2013 com um conjunto de regras muito simples: quem publica deve explicar o seu ponto de vista e preparar-se para que os outros o tentem demover, num ambiente amigável e de discussão saudável e sensata. O mindset é o da conversa e não o de debate, como se lê na descrição da comunidade.

Em seis anos a comunidade cresceu, tal como o seu mentor; Kal Turnbull tem agora 23 anos e uma licenciatura em engenharia civil. A sua comunidade é uma das mais relevantes no Reddit com 700 mil inscritos. Apesar do sucesso, Turnbull não se deu por satisfeito, apontando algumas falhas ao modelo do Reddit na concretização do seu objectivo e, por isso, decidiu migrar a sua comunidade para um espaço próprio.

Assim nasceu o ChangeAView.com, o site da comunidade CMV (ChangeMyView), que agora tem um espaço próprio para discutir e debater, longe das trends e virais que tornam o Reddit num dos seus mais movimentados da internet. À semelhança do Kialo, o Change a View (CAV) organiza as conversas por tópicos e as respostas por feedback, facilitando quer a navegação, quer a interação.

Apesar da profissionalização do projecto, Kal Turnbull mantém o espírito de rede social, comunitário e conversacional; nesse sentido, na declaração da missão do projecto podemos conhecer as motivações que conduziram à mudança de plataforma, bem como as melhorias que o grupo espera implementar agora que em espaço próprio. O site do Change A View foi criado por Kal em conjunto com um grupo de moderadores do seu sub-reddit, com um pequeno investimento da Jigsaw (uma empresa do grupo Alphabet, ao qual pertence a Google).

“Começámos a nossa jornada para melhorar a discussão no início de 2013. A nossa primeira evolução foi o r/ChangeMyView, um fórum no Reddit, que foi uma excelente incubadora e nos ajudou a perceber que tínhamos algo especial. Mas chegámos a um ponto em 2018 em que tornou claro que precisávamos do nosso próprio para florescer, o que levou naturalmente à criação do Change A View (…).”

Para Turnbull e para a equipa que criou o Change a View, é importante termos em consideração que as dezenas ou centenas de decisões que tomamos por dia têm por base o que sabemos ou achamos saber sobre um assunto e que, portanto, se queremos melhorar essas decisões a um nível global tudo o que temos de fazer é melhorar as condições de debate e conversa em que se formam esses preconceitos. O Change A View é o seu contributo.

Se chegaste até ao fim, esta mensagem é para ti

Num ambiente mediático que, por vezes, é demasiado rápido e confuso, o Shifter é uma publicação diferente e que se atreve a ir mais devagar, incentivando a reflexões profundas sobre o mundo à nossa volta.

Contudo, manter uma projecto como este exige recursos significativos. E actualmente as subscrições cobrem apenas uma pequena parte dos custos. Portanto, se gostaste do artigo que acabaste de ler, considera subscrever.

Ajuda-nos a continuar a promover o pensamento crítico e a expandir horizontes. Subscreve o Shifter e contribui para uma visão mais ampla e informada do mundo.

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt