Que plano de viagem levas na mochila? A resposta pode valer até 6500 euros

Procurar
Close this search box.
Foto de Holly Mandarich via Unsplash

Que plano de viagem levas na mochila? A resposta pode valer até 6500 euros

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

O Concurso Gap Year Portugal pretende que os jovens portugueses possam considerar um percurso “fora da caixa” e se lancem a um ano de reflexões e desenvolvimento pessoal.

O Concurso Gap Year Portugal destina-se aos jovens portugueses que pretendem fazer um gap year e seguir um percurso “fora da caixa”, mergulhando em experiências enriquecedoras e gerando impacto – em si e no mundo. Para concorrer, basta criar um plano para esse ano e submeter até dia 9 de Junho.

A Gap Year Portugal acaba de lançar, pela quinta vez a nível nacional, o Concurso Gap Year Portugal, com o apoio da Fundação Lapa do Lobo. O desafio é só um: criar um plano para o gap year e submeter a candidatura até dia 9 de junho.

A candidatura vencedora será premiada com uma bolsa de 5 000 euros, no caso da candidatura ser individual, ou de 6 500 euros, no caso da candidatura ser conjunta. Para se candidatarem, os interessados devem apresentar um plano estruturado para esse ano, em que incluam, por exemplo, objetivo/expectativas, roteiros e uma estimativa dos gastos.

O Concurso Gap Year Portugal pretende que os jovens portugueses possam considerar um percurso “fora da caixa” e se lancem a um ano de reflexões e desenvolvimento pessoal, entre experiências como viajar, fazer voluntariado, estagiar ou até mesmo experimentar cursos na faculdade – eixos que a Gap Year Portugal apoia.

Beatriz e Pedro (@unwrappinghumans) foram os vencedores da edição passada, estão neste momento a explorar o Sri Lanka. “O concurso oferece a hipótese de expandir horizontes realizando um gap year. Para nós, esta bolsa foi o concretizar de um sonho do qual não queremos acordar”, dizem no comunicado da Gap Year Portugal enviado às redacções.

Para esclarecer todas as dúvidas, a associação organiza um evento anual que reúne futuros viajantes, antigos vencedores do concurso e até pais. Nesta que será a 7ª edição do evento, o Gap Year Summit realiza-se nos dias 30 e 31 de Março, em Coimbra. “Se gostavas de concorrer ao Concurso Gap Year Portugal, então recomendamos vivamente que estejas presente neste evento, é mesmo o lugar perfeito para limar as arestas do teu plano de viagem”, aconselha Beatriz.

Para o Presidente da associação Gap Year Portugal, João Pedro Carvalho, este concurso “ dá a possibilidade, aos jovens portugueses, de fazer aquilo que mais gostam com tudo financiado. Apesar de sabermos, através do testemunho de muitos viajantes, que fazer um gap year pode bem ser uma opção amiga da carteira, o dinheiro é, normalmente, a primeira barreira para muitos jovens – com o concurso já não há desculpas. Queremos que os jovens sintam que o gap year é uma opção a considerar e que nada os impeça de tentar”.

Os vencedores das edições anteriores

  • Vencedores da edição 2015: Tamára Brandão e João Amorim – percorreram a América Latina, sempre a seguir o sol e visitaram países como Colômbia, Peru, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala, entre outros.
  • Vencedor da edição 2016: João Bonifácio – também passou pela América do Sul, viajando por entre Brasil, Argentina, Paraguai e Chile, e até foi dar um pulo a Miami.
  • Vencedor da edição 2017: Ana Rita Soares – lançou-se, sozinha, ao Sudeste Asiático. Esteve na Tailândia, Cambodja, Laos, Vietname e Indonésia e envolveu-se nas comunidades locais, entre couchsurfing e projectos de voluntariado.
  • Vencedores da edição 2018: Beatriz Pamplona e Pedro Spínola – estão, neste momento, no Sri Lanka e também levam no plano a Índia e Nepal. Têm como objetivo desvendar perceções culturais, pelo mundo!

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt