Nova identidade da ILGA é de Portugal para o Mundo

Estabelecida em 1978 com o nome 'International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association', a ILGA utilizava até agora, como elemento representativo, uma forma geométrica de um globo muito pouco original e uma tipografia simples.

Estamos em 2019 e, por esta altura, a ILGA já se tornou mais do que uma simples associação de defesa dos direitos de homossexuais, lésbicas e transexuais e transgéneros, num símbolo de proteção e confiança para esta comunidade. Apesar dessa notoriedade, que se traduz nas várias sucursais da instituição com foco local, a verdade é que poucos associamos a este movimento uma imagem; uma identidade. Para além da bandeira arco-íris, pouco mais simboliza a causa LGBT (ou lhe confere o aspecto organizado e respeitável) que uma identidade corporativa confere. A bandeira serve a causa – e muito bem –, mas a instituição demanda outra linguagem.

Estabelecida em 1978 com o nome ‘International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association’, a ILGA utilizava até agora, como elemento representativo, uma forma geométrica de um globo muito pouco original e uma tipografia simples. A intenção era boa mas a imagem não aportava grande carga comunicacional, ficando restrita à função meramente identificativa ou burocrática.

Foi com isso em mente que Joana Vieira começou, por auto-recriação, a pensar numa mudança de imagem desta associação. Começou a fazê-lo em 2017 de forma auto-proposta e simples como exercício de design, mais tarde partilhou-o com a organização que, confrontada com a diferença, percebeu que estava na hora de mudar. Daí para a frente Joana Vieira tornou-se responsável por guiar a mudança e o resultado final foi agora apresentado na 2019 World Conference in Aotearoa New Zealand.

O novo logótipo da ILGA respeita os princípios estabelecidos pelo anterior – continua a ser usado o globo como forma central e as letras simples, em minúsculas, como tipografia – mas dá-lhe uma nova vida. O globo reveste-se com as cores da bandeira colorida, enquanto que a tipografia ganha presença com um aumento da escala e uma fonte mais esclarecida ao olhar – o alinhamento entre os elementos é também ele peculiar e acrescenta alguma dinâmica embora possa causar alguma estranheza ao olhar.

No novo símbolo da ILGA, as cores da bandeira arco-íris são moldadas numa forma abstracta que faz lembrar cada um dos continentes representados por esta associação, criando uma espécie de código de cores/formas para representar cada uma das geografias e que pode ser explorada noutros materiais.

A nova identidade da ILGA não se fica, logicamente, pelo logótipo e pela tipografia. Seguindo os princípios elementares do branding, todo o esquema se traduz numa linguagem de comunicação que vai desde os cartões de visita a pósteres. Ao contrário da imagem até aqui utilizada, sem uma grande propriedade estética transversal aos diferentes suportes de comunicação, esta nova marca pretende criar elementos unificadores da linguagem como a opção pela tipografia em minúsculas e a presença marcante dos elementos coloridos.

Partilha nas redes sociais:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • O João Gabriel Ribeiro é Co-Fundador e Director do Shifter. Assume-se como auto-didacta obsessivo e procura as raízes de outros temas de interesse como design, tecnologia e novos media.

O Shifter depende de ti 

O Shifter faz jornalismo com as pessoas que dele querem fazer parte. Estamos a criar um espaço de publicação para pensamento colectivo e comunitário, aberto a sugestões e diálogos. Procuramos estabelecer pontes entre diferentes actores da sociedade, da academia ao activismo, da cultura à política.

Se puderes apoiar-nos nesta missão, subscreve a partir de 2€ por mês ou faz um donativo único:

2 €/mês

5 €/mês

10 €/mês

15 €/mês

Donativo

Artigos Relacionados

Junta-te à Comunidade
Jornalismo é aquilo que fazemos todos juntos. Entra na Comunidade Shifter e faz parte da conversa.
Sabe mais
Em teste

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt