Veganuary: o desafio de ser vegetariano por um mês

Procurar
Close this search box.

Veganuary: o desafio de ser vegetariano por um mês

A democracia precisa de quem pare para pensar.

Num ambiente mediático demasiado rápido e confuso, onde a reação imediata marca a ordem dos dias, o Shifter é uma publicação diferente. Se gostas do que fazemos subscreve a partir de 2€ e contribui para que tanto tu como quem não pode fazê-lo tenha acesso a conteúdo de qualidade e profundidade.

O teu contributo faz toda a diferença. Sabe mais aqui.

E se fôssemos vegetarianos por um mês?

O Veganuary, ou Desafio Vegetariano, em Portugal, lança o desafio e promete guiar todos os interessados na adopção de uma alimentação mais ética, sustentável, saudável e saborosa.

Um novo ano significa para muitos um novo começo, e várias pessoas aproveitam o mês de Janeiro para pôr em prática as suas resoluções. Uma das principais preocupações é a alimentação, e a intenção de reduzir o consumo de produtos de origem animal é cada vez mais comum; seja como resultado da crescente preocupação das pessoas com sua saúde ou a do planeta. Em 2014, surgiu no Reino Unido o Veganuary, um desafio para todas as pessoas que queiram experimentar uma alimentação vegana durante um mês. O objectivo é guiá-las e ajudá-las, disponibilizando informação e apoio, e fazê-las perceber que, afinal, ser vegetariano não é assim tão difícil. E já que foi vegetariano durante um mês, porque não continuar?

A ideia foi importada para Portugal em 2017, com o nome Desafio Vegetariano, e o número de aderentes tem vindo a aumentar todos os anos. No site do movimento, estão disponíveis várias receitas para todas as refeições, alternativas a todos os produtos de origem animal, mitos e dicas para ajudar e motivar os interessados. A inscrição no desafio é gratuita e sem compromisso, e aos inscritos são enviadas várias ementas e uma lista de compras com os ingredientes essenciais.

Mas quais são as principais motivações? Seja pelo sofrimento animal, para proteger o planeta ou por questões de saúde, não faltam argumentos para motivar aqueles que desejam transitar para uma alimentação vegetal — ou pelo menos reforçar essa componente. Eis as principais razões, enumeradas pelos fundadores do Desafio:

Pelos animais: uma das razões mais evidentes é a condição deplorável dos animais criados para consumo – mal tratados e muitas vezes manipulados através de hormonas, vivem apenas uma fracção da sua esperança média de vida em situações naturais.

Pelo planeta: uma alimentação à base de produtos animais é extremamente prejudicial para o ambiente, uma vez que a indústria pecuária é a maior emissora mundial de dióxido de carbono, gasta maiores quantidades de água e contribui para a desflorestação do planeta.

Pela justiça: uma das principais causas para a fome no mundo é a má distribuição de recursos, devido à produção alimentar pouco eficiente; esta poderia ser melhorada através de uma alimentação à base de produtos vegetais, uma vez que disponibiliza todos os nutrientes necessários com menor desperdício associado.

Pela saúde: está comprovado pela Organização Mundial de Saúde que uma alimentação vegetariana equilibrada reduz o risco de inúmeras doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, colesterol, vários tipos de cancro, entre outras.

Pela comida: uma alimentação tradicional, que se baseia sobretudo apenas em carne, peixe, leite e derivados, é, geralmente, menos variada do que uma dieta vegetariana, que permite explorar novos sabores!

Pela paz: ser vegetariano aumenta a sensibilidade e a consciência das pessoas em relação ao sofrimento, contribuindo para um maior respeito e empatia para com todos os seres do mundo.

Para além disto, os membros do Desafio Vegetariano organizam outras actividades ao longo do ano e em vários pontos do país, desde exibições de documentários a workshops de culinária ou palestras. A inscrição no Desafio Vegetariano pode ser feita de forma gratuita aqui.

Texto de Marta Batista

Índice

  • Shifter

    O Shifter é uma revista comunitária de pensamento interseccional. O Shifter é uma revista de reflexão e crítica sobre tecnologia, sociedade e cultura, criada em comunidade e apoiada por quem a lê.

Subscreve a newsletter e acompanha o que publicamos.

Eu concordo com os Termos & Condições *

Apoia o jornalismo e a reflexão a partir de 2€ e ajuda-nos a manter livres de publicidade e paywall.

Bem-vind@ ao novo site do Shifter! Esta é uma versão beta em que ainda estamos a fazer alguns ajustes.Partilha a tua opinião enviando email para comunidade@shifter.pt